Curso de Adjunto de Comando tem aula inaugural na Escola de Instrução Especializada

O Curso habilitará o futuro Adjunto de Comando a ser o elo entre o Comandante da unidade e os praças

Na ocasião, o Chefe do DECEx se dirigiu aos Subtenentes e Primeiros Sargentos nomeados de diversas organizações militares do Exército Brasileiro, ressaltando a importância do cargo e das atribuições do Adjunto de Comando na conjuntura atual. (Foto: EB)

No dia 25 de agosto, a Escola de Instrução Especializada (EsIE) iniciou o 1º Turno do Curso de Adjunto de Comando (C Adj Cmdo) de 2025.

A aula inaugural foi ministrada pelo General de Exército Francisco Carlos Machado, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Na ocasião, o Chefe do DECEx se dirigiu aos Subtenentes e Primeiros Sargentos nomeados de diversas organizações militares do Exército Brasileiro, ressaltando a importância do cargo e das atribuições do Adjunto de Comando na conjuntura atual.

O Curso habilitará o futuro Adjunto de Comando a ser o elo entre o Comandante da unidade e os praças, exercendo papel fundamental na manutenção do espírito de corpo da tropa e contribuindo ativamente em programas de extrema relevância ao desenvolvimento da sã camaradagem na caserna, como o PEL (pergunte, escute, leve), por exemplo.

Segundo o Subtenente Tharley Rodrigues Sabino, Adjunto de Comando da EsIE, a fase presencial do curso realizado na escola permite que os militares não apenas desenvolvam competências essenciais ao cargo, como também troquem experiências valiosas com antigos Adjuntos de Comando. “A presença do Chefe do DECEx na aula inaugural do curso dá aos alunos a real noção da importância da função que desempenharão em suas OM de origem”, destaca.

Ao longo das próximas duas semanas, os alunos desenvolverão competências em um ambiente imersivo de profissionalismo, pensamento crítico e reforço de valores castrenses e da ética militar.

Botão Voltar ao topo