Caçapava: “Pé de Manga” realiza primeiro encontro de cultura popular

Evento acontece no sábado, dia 30, com homenagem à professora, escritora e folclorista Darcy Breves

(Foto: Divulgação)

“O Pé de Manga – Cultura e Afeto”, de Caçapava, realiza no dia 30 de agosto, das 10h às 17h30, seu primeiro Encontro de Cultura Popular, com uma programação inédita que reúne bate-papo com música, exposição, oficinas, feira de artesanato e uma homenagem especial à professora, escritora e folclorista Darcy Breves.

O evento, aberto a todos os públicos, faz parte da programação mensal gratuita do espaço, que, no mês de agosto, faz referência ao folclore e à cultura popular.

“Nossa proposta é uma vez por mês realizar um encontro que integre pessoas dentro do nosso ambiente natural e afetivo, com atividades culturais que reforçam nossa identidade local”, explicou Talits Domingos, idealizadora do espaço.

Desde 2022, o coletivo já vinha realizando encontros mensais do projeto Prosa sobre Folias de Reis – História, Festejos e Tradição. Mas esta será a primeira edição em formato ampliado, evento de um dia, reunindo diversas manifestações culturais de relevância regional.

A homenageada foi escolhida pela relevância de seu trabalho e pelo comprometimento com a cultura local. Dona Darcy, como é conhecida, é autora do livro De Já Hoje e gestora do Ponto de Cultura de mesmo nome. É também uma das figuras mais importantes para a preservação da memória cultural de Caçapava e da região do Vale do Paraíba.

Dedicou sua vida à educação e ao estudo apaixonado do folclore brasileiro, sempre unindo pesquisa, ensino e prática cultural, considerada uma das principais referências da preservação cultural de Caçapava.

“A Dona Darcy é uma referência para a cultura popular de Caçapava. Sua vivência e seus relatos, carregados dos costumes e da religiosidade do nosso povo, são a prova mais autêntica da nossa história local e regional”, explica Ana Masseo, uma das responsáveis pelo evento.

A programação completa do encontro é a seguinte:

· 10h – Vivência com Maracatu Clareia Mata – Uma imersão nas tradições do Maracatu com ritmos, dança e ancestralidade afro-brasileira. (Necessita inscrição prévia pelo telefone/WhatsApp 12 99762-4486).

· 11h30 às 14h – Almoço comida típica, no Pé de Manga.

· 12h – Mini cortejo dos bonecões da Mantiqueira, com Ana Salles.

· 13h – Roda de Conversa “Cultura Viva: Políticas Públicas e os territórios tradicionais”.
Com as convidadas especiais: Janice (Museu do Folclore – SJC), Maria (Ecomuseu dos Campos de São José – SJC) e Maria de Fátima (Secretária Adjunta de Cultura e Turismo de Caçapava)

· 14h – Saberes e Fazeres Populares

Com as participações: Sandrinha da Paçoca (Germana – CPV), Vilma Ochoski (Arte em Taboa -CPV) e Lucas Victor (Ponto de Cultura Chitaiada – CPV).

· 15h – Roda de Conversa “Mulheres que movimentam a Cultura do Artesanato”

Convidadas especiais: Gugu (Orasafio – CPV), Margarete Paiva (Coletivo Cultivando Cura – CPV), Vilma Ochoski (Arte em Taboa – CPV) e Andrea Cristina (Artesanato Opinião Própria – CPV).

· 15h30 – Bate-papo musicado “Encantador de Viola”, com Celso Van Bee e Tatiana Maduro.

· 16h – Roda de conversa “Mestres e Mestras da Cultura Popular”, com Mestre Paizinho (Unidos do Parque Aeroporto – TTÉ), Valênia Santos (Ponto de Cultura Chitaiada – CPV) e Ana Masseo (Cia de Reis Folia de Francisco – CPV)

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

· 17h – Oficina de Moçambique com Mestre Paizinho

· 17h30 – Encerramento.

Durante todo o evento haverá exposição artística, com o apoio do Coletivo Marginália; feirinha de artesanato (Orasafio – Tapeçaria artesanal / Coletivo Cultivando Cura – Bazar / Arte em Taboa / Pé de Manga – Pães artesanais / Valdirene da Penha – Patchwork em tapetes); exposição de máscaras do ponto de cultura Chitaiada e de “DeJáHoje”, de Darcy Breves.

Pé de Manga – Cultura e Afeto:

O Pé de Manga – Cultura e Afeto é um espaço de cultura e turismo rural dedicado à educação ambiental e à promoção de experiências sensoriais na natureza.

Suas atividades propõem vivências que integram aprendizado, práticas culturais e consciência ecológica, fortalecendo a conexão entre pessoas e território. Idealizado pela produtora cultural Talits Domingos, o projeto conta com a atuação conjunta da engenheira agrônoma Ana Masseo e do músico e arte-educador Eduardo Lourenço.

O espaço, reconhecido oficialmente como um ponto de cultura do município, está localizado no coração do bairro rural da Germana, na Rodovia Bruno Bertti, 140, em Caçapava – SP.

Botão Voltar ao topo