
A Universidade de Taubaté (UNITAU) estará presente na primeira edição do “Pop Rua Jud Taubaté”, mutirão de atendimentos à população em situação de rua, organizado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
O evento é realizado na terça e quarta-feiras (26 e 27), das 10h às 15h, na avenida Professor Walter Thaumaturgo, a Avenida do Povo.
Cerca de 110 universitários e professores dos cursos de Direito e Odontologia, além de alunos da Residência Médica, colocarão em prática os ensinamentos da sala de aula.
Eles irão participar de atividades ao lado da Justiça Federal, Justiça Estadual, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia-Geral da União (AGU), permitindo que os alunos possam compreender as dinâmicas em exercer o serviço social de acordo com a graduação.
“A Universidade de Taubaté vai ter uma atuação expressiva nessa primeira edição do Pop Rua. Nesse contato do aluno com a realidade da profissão, com a forma com que ele pode transformar a vida das pessoas, é plantada a semente na formação desse aluno, que vai enxergar na profissão dele uma forma para a transformação social”, explica a pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa.
A ação visa garantir o acesso à cidadania e aos serviços públicos por meio da parceria com instituições de ensino superior.
O programa teve início em 2022 em São Paulo. O objetivo é reunir diversos órgãos governamentais, sejam eles municipais, estaduais e federais, com outras instituições em um só lugar durante dois dias, permitindo que haja a regularização de documentos, consultas e acesso a benefícios sociais.
“O POP Rua Jud é de suma importância para Taubaté. E a colaboração com a UNITAU proporciona o acesso dessa população a serviços públicos de forma desburocratizada, como assistência social, saúde e justiça […] E quem estará à frente do atendimento serão esses universitários, com a colaboração de professores, juízes e promotores”, explica a juíza Marisa Vasconcelos, uma das responsáveis pela ação.
UNITAU: Envolvimento acadêmico com causas sociais
Em levantamento realizado pelos organizadores do projeto Pop Rua Jud, a população em situação de rua da cidade de Taubaté teve um aumento significativo em um período de 2 anos, passando de cerca de 280 pessoas em 2023 para 440 em 2025.
Nesse cenário, o apoio da UNITAU oferece à comunidade acadêmica a chance de atuar à frente de serviços sociais de diversas áreas ao lado de profissionais capacitados, enquanto prestam auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade na região.
A colaboração da Universidade de Taubaté neste evento reforça o compromisso da instituição com a transformação social por meio da educação. Além disso, a ação se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial, as ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 10 (Redução das Desigualdades).
O mutirão Pop Rua Jud acontece das 10h da manhã até 15h da tarde, na Avenida do Povo, localizado na Av. Prof. Walter Thaumaturgo, Jardim das Nações, Taubaté.