Sala Lilás na UPA em São José reforça rede de proteção às mulheres

Novo espaço na Upa do Alto da Ponte, na região norte, integra ações do Agosto Lilás em São José dos Campos

Novo espaço na Upa do Alto da Ponte, na região norte, integra ações do Agosto Lilás em São José dos Campos – Foto: Divulgação

A Prefeitura de São José dos Campos entregou, nesta terça-feira (26), a Sala Lilás da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Alto da Ponte. O espaço foi criado para oferecer acolhimento humanizado, sigiloso e qualificado a mulheres que sofreram violência, fortalecendo a rede municipal de proteção e cuidado.

Com ambiente reservado e acolhedor, a estrutura está preparada para garantir a privacidade durante o atendimento. A equipe multiprofissional recebeu treinamento específico para lidar com situações de vulnerabilidade, assegurando que cada paciente seja atendida com respeito, escuta ativa e amparo psicológico.

A abertura ocorre durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, reforçando o compromisso da Prefeitura em ampliar políticas públicas de proteção e oferecer apoio integral às vítimas. Neste ano, as UPAs Putim e Campo dos Alemães também passaram a contar com estas instalações em seus prédios.

O atendimento realizado no local segue o protocolo municipal para grupos vulneráveis, estabelecendo fluxos de acolhimento e encaminhamento para a rede de apoio, que inclui serviços de saúde, assistência social, segurança pública e entidades de defesa dos direitos da mulher.

A UPA Alto da Ponte é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciada pelo Cejam (Centro de Estudo e Pesquisas “Dr. João Amorim”), que também administra outras cinco unidades de saúde do município: UBS Santana, UBS Alto da Ponte, UBS Telespark, UBS Altos de Santana e UPA Campo dos Alemães.

Botão Voltar ao topo