
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba realizou, entre os dias 13 a 15 de agosto, uma capacitação voltada a médicos e profissionais das maternidades da cidade, tanto da rede pública quanto da rede privada. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde.
A capacitação foi ministrada pela enfermeira Paula Maciel Arantes Assis e teve como foco a formação para a Vigilância Epidemiológica da Sífilis em gestantes, sífilis congênita e sífilis adquirida, abordando os protocolos vigentes do Ministério da Saúde para prevenção, detecção e acompanhamento de pacientes acometidos pela doença.
A iniciativa teve como objetivo atualizar os profissionais de saúde sobre as diretrizes mais recentes, fortalecendo a rede de atenção e contribuindo para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população.
“Capacitar continuamente nossos profissionais é essencial para garantir diagnósticos precoces, tratamentos adequados e, principalmente, evitar a transmissão da sífilis de mãe para filho.
A atualização constante contribui para reduzir os índices da doença no município e oferece um cuidado mais humanizado e eficiente para toda a população de Pindamonhangaba”, o chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica, Leonardo Martuscelli, destacou.