
O CRAS Araretama, em Pindamonhangaba, realizou recentemente, a palestra “Cuidados em saúde: prevenção de diabetes e hipertensão”, com apoio da ESF do bairro.
A ação foi direcionada pela enfermeira Luciana e pelas agentes comunitárias Leila e Rosa, que abordaram a temática com o intuito de promover a integração dos cuidados à saúde e a prevenção de riscos ou agravos com a população idosa.
A ação foi realizada no encontro semanal de idosos do grupo “Sementes e Ramos”, que promove acompanhamento social, fortalecimento de vínculos com a comunidade e ações de cidadania.
Além disso, os idosos desenvolvem uma horta e jardim comunitário no espaço do CRAS, buscando complementar a alimentação e fortalecer os vínculos comunitários com a população.
A integração das políticas de Assistência Social e da Saúde é de suma importância para o bem-estar das pessoas idosas. “Os idosos realizam a atividade comunitária de cuidados à horta aqui no CRAS, mas acabam não sabendo como utilizar ou os benefícios das verduras, legumes e frutas que levam para casa. Outros acabam verbalizando que esquecem de tomar as medicações diárias.
Por isso, a palestra trouxe novos conhecimentos e reforçou a importância do cuidado integral direcionado à pessoa idosa”, argumenta Natália, assistente social do CRAS.
O grupo Sementes e Ramos ocorre às quintas-feiras no espaço do CRAS, localizado na Rua José Alves Sobrinho, 36 – Residencial Nova Esperança, às 7h30. Podem participar idosos a partir dos 60 anos que residam no território do CRAS Araretama.