São José dos Campos terá 3 representantes no Mundial de Paraciclismo

Sabrina Custódia (WC2) será uma das representantes joseenses no Campeonato Mundial de Paraciclismo na Bélgica. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Três atletas do Instituto Athlon, de São José dos Campos, participam do Campeonato Mundial de Paraciclismo de Estrada da UCI 2025, que será realizado no período de 28 a 31 de agosto em Ronse, Bélgica.

A competição reúne os melhores atletas do mundo em provas de contrarrelógio individual, corridas de estrada e revezamento misto de handbike, divididos por classes esportivas de acordo com o grau de deficiência.

Representando o Athlon estarão Josiane Nowacki (WH4), Sabrina Custódia (WC2) e Adriano Matunaga (MT2), que também competirá no tradicional Challenge Breton, na França, no dia 31 de agosto.

Bocha paralímpica

Paralelamente, São José dos Campos será palco da 2ª edição da Copa São José de Bocha Paralímpica – Troféu Vinac Consórcios, nos dias 30 e 31 de agosto, no Shopping Jardim Oriente.

O torneio reunirá atletas das classes BC3 e BC4, incluindo medalhistas paralímpicos como Antonio Leme e Evani Calado, além de participantes das Paralimpíadas de Paris 2024 e talentos locais. O evento reforça a importância da bocha como esporte de inclusão e consolida a cidade como referência nacional no paradesporto.

Intercâmbio

Enquanto isso, o Athlon também recebe até o dia 30 de agosto a medalhista paralímpica japonesa de goalball, Rieko Takahashi, bronze em Tóquio 2020. Durante sua estadia, Rieko participa de treinos e intercâmbio cultural com atletas locais, promovendo a troca de experiências técnicas e fortalecendo o esporte paralímpico no Brasil.

Nascida em Hiroshima, Japão, e classificada como B1, Rieko é integrante da seleção feminina de goalball do Japão. Conquistou o bronze em Tóquio 2020, na vitória sobre o Brasil por 6 a 1 na disputa do terceiro lugar.

Botão Voltar ao topo