
Na sexta-feira (22), a Polícia Militar Ambiental atendeu uma ocorrência de maus-tratos a animais na Vila Rosa, em Guaratinguetá (SP). Durante patrulhamento, a equipe foi acionada para apoiar a Polícia Civil em uma fiscalização sobre suspeita de rinha de galos.
Segundo a PM, no local, foram encontrados 18 galos confinados em viveiros de madeira e ferro, mantidos em gaiolas pequenas, sem acesso à luz solar e com alimentação inadequada. Além disso, foram localizados remédios, substâncias para alteração de comportamento e apetrechos como protetores de esporas, bicos, tesouras e serras utilizados no treinamento das aves.
Apesar de não haver indícios de rinha no momento da ação, uma médica veterinária confirmou os maus-tratos e emitiu um laudo técnico. A Polícia Ambiental aplicou multa administrativa no valor de R$ 54 mil e, na esfera penal, todo o material encontrado e os animais foram apreendidos. As 18 aves foram encaminhadas ao Instituto de Manejo da Biodiversidade (IMBIO), onde receberão os cuidados necessários.