Pinda realiza vacinação de cães e gatos com grande adesão da população

(Foto: Divulgação/PMP)

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Projeto Antonieta) e do Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (Cepatas), com apoio da Unifasc, realizou no último sábado (23), na Praça São Miguel Arcanjo (Araretama), uma ação de vacinação gratuita de cães e gatos.

Ao todo, 684 animais foram imunizados, sendo 300 cães com a vacina V11 – que protege contra diversas doenças infecciosas como cinomose, hepatite infecciosa, parvovirose, leptospirose e coronavirose – e 384 animais com a vacina antirrábica, das quais 23 doses foram aplicadas em gatos e as demais em cães.

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde Animal, Andrea Louzada, a campanha mostrou a preocupação dos tutores com a saúde de seus animais.

“A população compareceu em peso, recebemos os tutores com organização, por meio da entrega de senhas, e conseguimos imunizar quase 700 animais em uma única manhã. Reforçamos que a vacina antirrábica continua disponível durante todo o ano no Cepatas, de segunda a sexta-feira, exceto feriados”, destacou.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade e do Fundo Social Animal, Patrícia Amadei, ressaltou o trabalho conjunto.

“As doses da V11 foram adquiridas com os recursos arrecadados na barraca do Projeto Antonieta durante o Festival Tropeiro. Já as vacinas antirrábicas são fornecidas pelo Cepatas. Essa parceria garante proteção aos animais e mais tranquilidade às famílias”, afirmou.

Os estudantes de Medicina Veterinária da Unifasc também participaram da ação, auxiliando nas aplicações sob supervisão da professora Mônica, em mais uma experiência prática que fortalece a formação acadêmica e o compromisso social.

Solidariedade também para a população
Além da vacinação dos animais, a Praça São Miguel Arcanjo também foi palco de uma ação voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Varal Solidário, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, disponibilizou roupas arrecadadas para a população, permitindo que cada pessoa levasse até 10 peças. A iniciativa reforçou a integração entre a proteção animal e as ações sociais desenvolvidas pelo município.

Botão Voltar ao topo