
Durante dois dias, o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence (HMJCF) em São José dos Campos, sediou o 1º Simpósio de Amamentação, que teve como tema central “Amamentação Sustentável”.
O encontro reuniu cerca de 30 profissionais de saúde, colaboradores do hospital, integrantes da rede básica, estudantes de enfermagem e pós-graduação, além de especialistas da área de obstetrícia.
Realizado em alusão ao Agosto Dourado – mês dedicado à conscientização e incentivo ao aleitamento materno no Brasil –, o simpósio promoveu palestras, ensinamentos e trocas de experiências sobre a importância do aleitamento para mães e bebês.
Na programação desta sexta-feira (22), foram debatidos temas como: Manejo da Amamentação, com a fonoaudióloga Sandra Batista; Nutrição da gestante/puérpera, com a nutricionista Elisangela Porfirio; Estímulos sensoriais com colostro materno no recém-nascido, com a fonoaudióloga Carolina Arantes e Importância do Banco de Leite Humano, com a enfermeira Helen Faria, destacando o atendimento às crianças internadas nas UTIs neonatais do município.
Para a enfermeira Fernanda Maiara Ferrer, coordenadora do simpósio e atuante na UTI Neonatal do HMJCF, o evento reforçou a relevância de qualificar os profissionais da área.
“O Agosto Dourado simboliza a amamentação como padrão ouro da alimentação infantil. O simpósio trouxe informações valiosas, capacitando os profissionais que acompanham as gestantes e promovendo uma gestação mais saudável. Isso garante que as mães possam viver esse momento com qualidade, oferecendo leite materno exclusivo aos seus bebês para que cresçam fortes e saudáveis.”
A técnica de enfermagem Mônica Vieira também ressaltou os aprendizados obtidos: “Foi uma oportunidade riquíssima, que ampliou nosso conhecimento e fortaleceu ainda mais a importância da amamentação.”
Com oito aulas distribuídas ao longo de dois dias, o simpósio teve como principal objetivo conscientizar e fortalecer a capacitação de profissionais que lidam diretamente com gestantes, puérperas e recém-nascidos, reforçando o compromisso do hospital com a promoção da saúde materno-infantil.