
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, na próxima quarta-feira (27), das 9h às 12h, o Terminal Rodoviário de Moreira César se tornará um ponto de encontro de cidadania e bem-estar durante a Manhã de Ação Social.
O destaque do evento será o Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta essencial para que famílias de baixa renda tenham acesso a programas sociais que garantem direitos e promovem inclusão.
O CadÚnico identifica famílias em situação de vulnerabilidade social, permitindo que governos federal, estadual e municipal conheçam melhor a realidade socioeconômica da população e direcionem políticas públicas de forma mais eficiente.
Estar inscrito no cadastro é pré-requisito para acessar benefícios como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa, Minha Vida, Carteira do Idoso, isenção em taxas de concursos públicos, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros programas sociais.
Para o coordenador do Cadastro Único, Milton Rodrigues, “a Manhã de Ação Social é uma oportunidade importante para que as famílias conheçam seus direitos e possam atualizar ou realizar o cadastro de forma prática e acessível, garantindo acesso a benefícios essenciais”.
Já a secretária de Assistência Social, Andrea Barreto, reforça que “o evento leva cidadania e acolhimento à comunidade, reunindo informações, serviços e atividades culturais em um só espaço, promovendo inclusão e bem-estar para todas as idades”.
Além do atendimento do CadÚnico, a programação inclui apresentações culturais da Vila dos Afetos e do Projeto Jataí, atendimento do CRAS, CREAS, CRAVI e PETI, corte de cabelo e barbearia, oficinas de arte e recreação, além da participação de organizações da sociedade civil de Moreira César.
Para quem não puder comparecer, o CadÚnico realiza atendimentos permanentes no Posto 2 de Moreira César, mediante a agendamento pelo telefone (12) 3550-0466, e no Posto 1 do Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em caso de alta demanda, a distribuição de senhas poderá ser limitada para garantir atendimento humanizado.