
Conhecida pelas construções inspiradas nos alpes europeus e pelo clima gelado que conquista os turistas no inverno, Campos do Jordão continua movimentada mesmo depois das férias de julho. A 170 km de São Paulo, a cidade oferece em agosto eventos culturais e gastronômicos, caso dos festivais BBQ e Toriba Musical e da Festa da Cerejeira em Flor.
No Capivari, carne na brasa e shows
Misturando clima descontraído com sabores intensos da Serra da Mantiqueira, o Festival BBQ leva cortes especiais de carnes e shows gratuitos ao Parque Capivari, nos fins de semana de agosto. Chefs apresentam seus pratos na brasa, enquanto DJs, bandas e espetáculos, como Aventura na Montanha: O Musical, ditam o ritmo e a programação.
Em destaque, chamam a atenção dos amantes de música as bandas temáticas Elvis Revival – Tributo ao Rei do Rock e o Grupo Resenha do Simplício. A entrada do Parque Capivari é gratuita, os visitantes pagam apenas o consumo de comidas e bebidas, enquanto aproveitam o centro turístico da cidade.
Flores, sushi e cultura japonesa
Este é o último fim de semana para quem quiser conferir a 54ª edição da Festa da Cerejeira em Flor. A programação inclui apresentações de artes marciais e de anime, oficinas de origami, além de música e danças típicas, como os odori e o taikô (tambor japonês).
No domingo 17 de agosto, a 3º Sakura Anime Show tem shows de k-pop e concurso de cosplay. Também são comuns no evento pessoas com trajes típicos do Japão. Os visitantes podem apreciar as cerejeiras floridas e caminhar pela trilha de 1 km que leva a um mirante, café, restaurante e lojinhas. Sushis, tempurás e yakisobas estão entre as opções gastronômicas.
Música clássica até setembro
Até 7 de setembro, a música toma conta dos palcos da cidade com a 5ª edição do Festival Toriba Musical. Organizada pelo tradicional hotel que dá nome ao evento, a iniciativa conta com mais de 100 atrações, a maioria gratuitas ou a preços que variam de R$50 a R$100.
A programação passeia por espaços como o Auditório Cláudio Santoro dentro do Museu Felícia Leirner, a Fazendinha Toriba e o Parque Bambuí. Entre destaques da programação, João Guilherme Ripper, um dos compositores mais importantes de música erudita brasileira contemporânea, faz uma montagem especial de Domitila, ópera composta nos anos 2000.