
Pindamonhangaba será palco da oitava edição do Workshop sobre Políticas Públicas de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos, nos dias 21 e 22 de agosto, realizado pela APTA Regional de Pindamonhangaba, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDAAF-SP) e Associação de Plantas Medicinais Nova Essência de Pindamonhangaba. O evento ainda conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG).
O encontro, que teve sua primeira edição em 2006, mantém o compromisso de refletir e construir caminhos que fortaleçam as parcerias entre agricultores familiares, pesquisadores, extensionista, gestão pública e sociedade civil. Nesta edição, o tema central será “Políticas Públicas de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos: regulamentações para agricultura familiar”, com o objetivo de qualificar a rede de parcerias, aprimorar políticas públicas e debater mecanismos para fortalecer o mercado institucional e privado da agricultura familiar.
Com programação, das 8h às 17h, nos dois dias, o evento reúne palestras, mesas-redondas e atividades práticas, além de exposições de plantas medicinais, feira de produtos orgânicos e da agricultura familiar, assim como a participação de unidades de saúde do município. Entre os destaques estão as discussões sobre regulamentações, desafios da cadeia produtiva, experiências de cooperativas, além da presença de especialistas de diversas instituições como UNICAMP, CATI e Secretaria de Saúde.
Na sexta-feira (22), será celebrado o Dia Municipal das Plantas Medicinais, instituído pela Lei nº 4.809/2008, em reconhecimento ao trabalho da Associação de Plantas Medicinais Nova Essência. A data reforça a importância de valorizar o uso popular, a pesquisa científica e a ancestralidade ligada às plantas medicinais.
O evento será no Setor de Fitotecnia da APTA Regional de Pindamonhangaba, localizado na Av. Dr Antônio Pinheiro Júnior, 4009 – Ponte Alta.