
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou neste mês a “Sala Lilás” na UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz. A ação faz parte das iniciativas do ‘Agosto Lilás’, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O novo espaço é voltado exclusivamente ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo um ambiente reservado, seguro e com escuta qualificada.
O atendimento é realizado de forma sigilosa, por equipe capacitada, com encaminhamento aos serviços da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, em Jacareí.
“A criação da Sala Lilás representa um avanço no acolhimento às mulheres em situação de violência. É nosso dever oferecer um espaço seguro, com escuta qualificada e atendimento humanizado, para que essas vítimas se sintam amparadas desde o primeiro momento”, destacou a secretária de Saúde, Aguida Fernandes.
Sala Azul
Além da “Sala Lilás”, a unidade passa a contar também com a “Sala Azul”, ambiente adaptado especialmente para acolher crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O espaço foi pensado para oferecer conforto sensorial, reduzir o estresse e proporcionar uma experiência mais tranquila e acolhedora tanto para os pacientes quanto para seus familiares.