
São José dos Campos voltou a figurar em 2025 na liderança entre os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes no cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A última versão do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades foi divulgada no dia 8 de agosto e confirma o protagonismo de São José na agenda global estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A pontuação do índice varia de 0 a 100 – quanto maior, melhor o desempenho no avanço das metas. As cidades são avaliadas de forma integrada, considerando o progresso nos 17 ODS definidos pela Assembleia Geral da ONU em 2015.
A Agenda 2030 busca estimular ações até o fim da década para erradicar a pobreza, proteger o planeta e promover prosperidade e paz, conciliando as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.
Os 17 objetivos se desdobram em 169 metas que abrangem áreas como erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia limpa, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e consumo, combate às mudanças climáticas e cidades mais inclusivas e resilientes.
Índice reforça protagonismo de São José em desenvolvimento sustentável – Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Política pública municipal
Em São José dos Campos, a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram incorporados como política pública municipal, regulamentada por decreto em agosto de 2023. A iniciativa está alinhada às três normas internacionais ISO (International Organization for Standardization) que certificaram a cidade como Inteligente, Sustentável e Resiliente em diferentes oportunidades.
Mais recentemente, o município passou a integrar um projeto pioneiro voltado à neutralização de emissões de carbono, tornando-se a primeira cidade carbono neutro do Brasil e referência em soluções para os desafios das mudanças climáticas.
O índice
A metodologia utilizada é a do IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil), criado pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com a rede internacional SDSN (Sustainable Development Solutions Network), com apoio do Cebrap e financiamento do Projeto CITinova.
O IDSC-BR é a única iniciativa no mundo que acompanha, em nível municipal, os avanços e desafios de todas as cidades brasileiras no cumprimento da Agenda 2030, oferecendo um panorama integrado e estratégico para gestores públicos e sociedade civil.