publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá Lab promove oficinas gratuitas de roteiro, atuação e linguagem cinematográfica

Na próxima semana, de segunda-feira a sábado (18 a 23/8), o projeto ‘Caraguá Lab’ promoverá na cidade um mergulho intensivo no universo audiovisual – uma iniciativa da cineasta Thais Fujinaga, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Thais Fujinaga, coordenadora das oficinas, é diretora e roteirista.

Seus curtas receberam mais de 60 prêmios e menções em importantes festivais nacionais e internacionais.

As inscrições devem ser realizadas pelo link https://tinyurl.com/28shac2k .

Serão oferecidas três oficinas gratuitas voltadas para a produção audiovisual, ministradas por profissionais do cinema e da TV.

Haverá oficina de roteiro, com Pedro Jorge; de atuação, com Thais Medeiros; e de linguagem cinematográfica, com André Luiz de Luiz.

Haverá certificado de participação e as aulas serão realizadas nos períodos da tarde e noite, na região central: no Polo Cultural do Centro, na sala pedagógica do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) e na Videoteca Lúcio Braun. Classificação 12 anos.

Com o intuito de democratizar a ação, as oficinas contarão com tradução simultânea em libras. A iniciativa tem o apoio da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

O Polo Cultural do Centro está localizado na Rua Teotino Tibiriçá Pimenta, nº 77. Já o Macc e a Videoteca Lúcio Braun ficam no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro. Mais informações pelo Whatsapp: (12) 98176-7017.

Programação:
Oficina de Roteiro com Pedro Jorge
De 18 a 23/8 – segunda a sábado – 14h às 17h
Polo Cultural do Centro

Oficina de Atuação com Thais Medeiros
De 18 a 22/8 – segunda a sexta – 18h às 21h
Dia 23/8 – sábado – 14h às 17h
Sala Pedagógica do Macc

Oficina de Linguagem Cinematográfica
De 18 a 22/8 – segunda a sexta – 18h às 21h
Dia 23/8 – sábado – 14h às 17h
Videoteca Lúcio Braun

Saiba mais sobre os oficineiros
André Luiz de Luiz é formado em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com especialização em Direção de Fotografia. Estreou como Diretor de Fotografia no documentário “Casa de Cachorro”, em 2001.

A partir daí, fotografou diversos documentários, curtas e longa-metragens, séries, vídeos culturais, institucionais e publicidade.

Além de Direção de Fotografia, também possui trabalhos pessoais em outros ramos da cinematografia, como Direção, Roteiro e Edição. Foi Coordenador de Produção do Curso Superior do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo entre 2002 e 2004. Exerce a atividade de professor desde 2004 e, atualmente, ensina Direção de Fotografia na Academia Internacional de Cinema (AIC).

Pedro Jorge é graduado em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi (2008). Desde então vem desenvolvendo projetos autorais e realizou sete curtas-metragens com destaque para: Diamante, O Bailarina (2016) e A Navalha do Avô (2013).

Seus curtas foram exibidos no Brasil e exterior em mais de 170 festivais e faturaram mais de 60 prêmios em festivais como Gramado, Cine PE, Festival de Havana, Brussels Shortfilm, Shorts México, Festival de Vitória, entre outros, e licenciados com os canais Canal Brasil, Sesctv e Itaú Cultural Play.

Thaís Medeiros é graduada em Pedagogia pela USP. Como atriz, se formou em 2001 pelo Teatro Escola Célia Helena, ano em que fundou a Companhia Delas de Teatro, que desde então levou aos palcos cerca de onze espetáculos, conquistando quatro vezes o APCA.

Desde 2018, cria e dirige projetos para teatro e audiovisual. Entre seus projetos, pode-se destacar a série ‘As meninas da garagem secreta’ da TV Cultura, na qual criou e co-dirigiu, com estreia prevista para este ano.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Em 2024, criou e dirigiu o podcast “Elas são feras!” e recebeu o Prêmio Comkids de Melhor Podcast. Desde 2024 é professora convidada na pós-graduação em Direção do Célia Helena Centro de Artes e Educação. Atuou como preparadora de elenco de crianças nos longa-metragens, como ‘A felicidade das coisas’, de Thaís Fujinaga (2021) e ‘Desterro’, de Maria Clara Escobar (2019).

Botão Voltar ao topo