publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada conclui Operação Águia Pantaneira em Mato Grosso do Sul

Exército valida capacidade de prontidão e poder de combate da Força de Emprego Estratégico

Exército conclui a Operação Águia Pantaneira no MS, validando a prontidão e o poder de combate da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. (Foto: Divulgação/EB)

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) encerrou, em 15 de agosto, a Operação Águia Pantaneira, no Campo de Instrução de Betione, em Mato Grosso do Sul. O exercício marcou a etapa final do ciclo de certificação da Força de Prontidão (FORPRON), consolidando a Brigada como unidade de pronta resposta em qualquer região do território nacional.

Com a participação de cerca de 1.000 militares e 200 viaturas, a operação testou a prontidão, o poder de combate e a robustez logística da Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro.

Etapas da Operação Águia Pantaneira

O exercício foi dividido em dois momentos: de 2 a 7 de agosto ocorreu o Exercício de Campanha (Exc Cmp), seguido, entre os dias 11 e 15, pelo Exercício Tático com Tiro Real (ETTR). As atividades, planejadas ao longo de seis meses, foram supervisionadas pelo Comando Militar do Oeste e envolveram 11 Organizações Militares subordinadas à Brigada.

Tiro real inédito e integração de tropas

O ponto alto da operação foi o Exercício Tático com Tiro Real de uma subunidade de Brigada de Cavalaria Mecanizada, realizado pela primeira vez no Brasil nesse nível de execução. As tropas enfrentaram problemas militares simulados, exigindo planejamento tático e execução coordenada com emprego real de munição.

Foram utilizados blindados, metralhadoras MAG 7,62 mm, lançadores AT4, morteiros 120 mm e obuses do 9º Grupo de Artilharia de Campanha, consolidando a integração entre diferentes frações de combate.

Força de Prontidão em destaque

A 4ª Bda C Mec integra a Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, responsável por garantir mobilidade, pronta resposta e elevada capacidade de combate. O êxito da Operação Águia Pantaneira reforça o compromisso da Força Terrestre com elevados padrões de operacionalidade, alinhados às diretrizes estratégicas de defesa e segurança nacional.

Botão Voltar ao topo