publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Secretaria de Cultura de Pindamonhangaba promove “17ª Viagem Literária”

(Foto: Divulgação/PMP)

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu, na última semana, na Biblioteca Vereador Rômulo Campos D’Arace, a 17ª edição da Viagem Literária, que neste ano teve como tema a literatura afro-brasileira, com o objetivo de estimular a leitura, valorizar a identidade negra e divulgar tradições culturais afro-brasileiras.

Realizado em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SISEB), o programa Viagem Literária é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que busca democratizar o acesso à cultura e incentivar a produção literária, especialmente por meio das bibliotecas públicas.

Nesta primeira etapa, a Cia. Bisclof apresentou duas sessões de Contação de Histórias Afro-Brasileiras, incluindo diversas canções e brincadeiras interativas com o público.

A atividade reuniu cerca de 120 crianças, divididas entre os períodos da manhã e da tarde, com a participação de alunos do Projeto Arte Vida, Projeto Abraçar, Escola Municipal João Kolenda, EMEF Francisco de Paula Santos (do município de Roseira), além de crianças e adultos do próprio município.

A programação segue em outubro com o módulo “Encontros com Escritores: Literatura Afro-Brasileira”, que acontecerá entre os dias 06 e 24.

Nesta etapa, autores e autoras convidados participarão de dois bate-papos presenciais: o primeiro será realizado em uma escola pública parceira da biblioteca, das 14h30 às 16h30, e o segundo na própria Biblioteca Rômulo Campos D’Arace, das 19h às 21h, voltado para o público a partir de 16 anos.

Em 2025, o tema central da Viagem Literária em todo o estado é a literatura afro-brasileira. Por meio de contações de histórias, encontros com escritores e festivais literários, o programa busca ampliar o conhecimento sobre a diversidade cultural do Brasil e reforçar a importância de autores negros e da cultura afro-brasileira no cenário literário nacional.

Botão Voltar ao topo