
O espetáculo gratuito “Nuvem de Pássaros” será apresentado no dia 19 de agosto, às 15h30, no Teatro Metrópole, em Taubaté. A obra reúne bailarinos com e sem deficiência em uma montagem coreográfica inspirada na migração das aves, com trilha original e ambientação sonora acessível, promovendo inclusão por meio de interpretação em Libras, audiodescrição e abafadores de ruído.
O espetáculo é uma iniciativa patrocinada por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, pelo Grupo Marquise e EcoOsasco, com produção da Alma do Minho e da Quentura Produções, e realização do Movidos Dança, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. O público-alvo do projeto inclui adolescentes, jovens e adultos das classes B, C e D. Em Taubaté a iniciativa recebe apoio da EcoTaubaté, empresa do Grupo que desenvolve serviços ambientais de gestão e coleta de resíduos na cidade.
“Acreditamos no poder transformador da cultura como instrumento de inclusão e pertencimento. Apoiar um espetáculo como o ‘Nuvem de Pássaros’ é reafirmar nosso compromisso com a democratização do acesso à arte e com a valorização das diferentes formas de expressão e participação. Por meio de iniciativas como esta, contribuímos ativamente para a construção de uma sociedade mais sensível, plural e verdadeiramente comprometida com os princípios da equidade”, afirma Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Grupo Marquise.
Com coreografia e direção de Anderson Leão, “Nuvem de Pássaros” faz alusão à convivência entre diferentes espécies e reflete sobre a coletividade humana em tempos de conflito. “O espetáculo promove a inclusão ao oferecer recursos como audiodescrição e interpretação em Libras, garantindo que pessoas com deficiência auditiva e visual possam aproveitar plenamente a experiência. Além disso, a peça desperta reflexões sobre diversidade, empatia e convivência, tornando-se um valioso instrumento educacional”, destaca Leão.
A apresentação é voltada ao público em geral, com entrada gratuita e recursos de acessibilidade. Em Taubaté, o Grupo Marquise convidou seus colaboradores com deficiência (PCDs) e seus familiares para promover uma experiência artística acessível e acolhedora. A iniciativa é parte do compromisso do Grupo com a valorização da diversidade, da inclusão e do acesso democrático à cultura.
Serviço
Local: Teatro Metrópole – Rua Duque de Caxias, 312 – Centro – Taubaté
Data: 19 de agosto – 15h30
Recursos de acessibilidade: Libras, audiodescrição e abafadores de ruído
Outras Informações: Marilu André (11) 94500.5388 – LGA Comunicação