publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Brasil conclui treinamento em operações na selva para militares da ONU na República Democrática do Congo

Equipe brasileira da JWMTT capacitou 40 militares de Malawi e Nepal, reforçando cooperação internacional e presença do Brasil na MONUSCO

Equipe brasileira da JWMTT capacitou 40 militares de Malawi e Nepal, reforçando cooperação internacional e presença do Brasil na MONUSCO. (Foto: Divulgação/EB)

Beni (RDC) – No dia 15 de agosto, a Equipe Móvel de Treinamento em Operações na Selva (JWMTT), formada por 13 guerreiros de selva do Brasil, concluiu o Estágio de Operações na Selva para 40 militares da Brigada de Intervenção da Força (FIB) da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO). Participaram 20 militares do Malawi e 19 do Nepal.

Desde junho de 2019, a JWMTT já treinou mais de 3.100 militares da FIB e das Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC), transmitindo técnicas e táticas essenciais para operações em ambiente de selva.

Em 2025, já foram capacitados 449 militares, sendo 369 das FARDC e 80 da FIB. O estágio tem duração de três semanas e conta com o apoio do Force Commander da MONUSCO, General de Divisão Ulisses de Mesquita Gomes. A ação fortalece as capacidades operacionais das forças locais, mantém a paz e consolida os laços do Brasil com nações amigas.

A MONUSCO

A Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo foi criada em 1º de julho de 2010, pela Resolução 1925 do Conselho de Segurança da ONU. Atua no enfrentamento de grupos armados e na proteção de civis.

O Brasil participa da MONUSCO desde a sua criação, já comandou a missão em cinco oportunidades e ampliou sua presença em 2015, com militares no Estado-Maior e no treinamento de tropas congolesas. A atuação brasileira é reconhecida como uma importante contribuição para a paz e o desenvolvimento global.

Botão Voltar ao topo