publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Receita Federal altera parcelamento de dívidas para Simples Nacional e MEI

Agora, com a flexibilização, os empreendedores podem ajustar a quantidade de parcelas de acordo com a sua realidade financeira, desde que respeitado o limite máximo de 60 prestações

Superintendência da Receita Federal, em Brasília. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Receita Federal lançou, na última terça-feira, 5, uma nova funcionalidade que permite que contribuintes do Simples Nacional e microempreendedores individuais (MEIs) escolham a quantidade de parcelas na hora de regularizar suas dívidas.

Antes, o número de prestações era definido pela própria Receita Federal, com base no valor do débito. Agora, com a flexibilização, os empreendedores podem ajustar a quantidade de parcelas de acordo com a sua realidade financeira, desde que respeitado o limite máximo de 60 prestações.

Para as empresas do Simples Nacional, o valor mínimo das parcelas é de R$ 300. Já para os MEIs, as prestações começam em R$ 50.

“A iniciativa representa um avanço significativo na gestão financeira dos pequenos negócios, ao proporcionar maior previsibilidade no fluxo de caixa e facilitar o cumprimento das obrigações fiscais”, afirmou a Receita Federal.

A funcionalidade está disponível no Portal do Simples Nacional e no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal.

 

Botão Voltar ao topo