publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

EJA de São José leva 260 alunos para sessão especial de cinema

Entre risos, emoção e descoberta, estudantes de nove escolas da rede municipal viveram uma noite inesquecível e levaram para casa novas memórias e inspiração para aprender. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Nesta terça-feira, (12), algo mágico aconteceu: mais de 260 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de São José dos Campos trocaram a sala de aula por poltronas, luzes, pipoca e a telona do cinema.

A iniciativa, fruto de um pedido dos próprios estudantes no início do ano, levou turmas de nove escolas da rede de ensino municipal para uma sessão especial do filme Superman, que está em cartaz na cidade.

Para muitos foi um marco emocionante e, em alguns casos, histórico. Dona Benê, de 71 anos, estava radiante.“Foi a primeira vez na minha vida que entrei num cinema”, contou, com voz vibrante. A alegria era tanta que parecia contagiar todos ao redor.

Maria Alice, de 67 anos, embora já tivesse ido ao cinema antes, viveu sua estreia com o EJA: “Estou feliz, animada. Acredito que essa experiência é boa para todos e também para o aprendizado, todos gostam” disse, com brilho nos olhos, e disposta a abrir caminhos para novos sonhos.

O que é a EJA?

A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma modalidade de ensino público voltada para pessoas que, por diversos motivos, não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade esperada.

A modalidade oferece uma segunda chance para quem deseja finalizar o Ensino Fundamental, com flexibilidade de horários e metodologias que respeitam os trajetos de vida dos alunos

Na rede municipal, a EJA está presente em escolas do Ensino Fundamental, com turmas no período noturno, além de núcleos e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), que possui presença mais flexível. O objetivo central é promover a inclusão social, fortalecer a cidadania e ampliar as oportunidades — muitas vezes por meio também da preparação para o Ennceja (Exame Nacional para Certificação).

Aula diferente

A ida ao cinema não foi apenas um passeio, foi uma aula viva e sensorial: trocou-se a lousa pela grandiosidade da tela, o lápis e caderno pela pipoca crocante. Segundo relatos, muitos alunos escolheram ir ao cinema como momento de aprendizado que vai além dos livros, despertando emoções, encantamento e novos horizontes.

O impacto da experiência foi sentido de diferentes formas. Para quem viu o mundo das telas pela primeira vez, foi um momento transformador, capaz de despertar emoções únicas. Estar em grupo, vivenciando algo novo e compartilhando reações, fortaleceu o sentimento de união e pertencimento entre os alunos.

Além disso, o cinema abriu portas para um aprendizado que vai além da sala de aula, despertando curiosidade por narrativas, cenários e personagens, e inspirando leituras, reflexões, produções de texto, estudos sobre cinema e até novos sonhos para a vida.

A sessão de Superman foi mais do que entretenimento, foi um abraço simbólico ao potencial de cada um. O que começou como desejo dos estudantes virou uma memória que inspira, afinal, aprender também é sentir, viver e construir caminhos novos.

Botão Voltar ao topo