publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Dia Deles” lembra Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua

O evento foi criado em alusão ao dia 19 de agosto - Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, reforçando o combate a violações de direitos, preconceito, discriminação e violência

A ação foi realizada no Alojamento Emergencial, das 8h30 às 16h30, oferecendo atividades nas áreas da saúde, beleza, profissionalização e lazer. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Departamento de Proteção Social Especial, realizou nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, o evento “Dia Deles”, com programação especial voltada às pessoas em processo de saída da situação de rua. O evento foi criado em alusão ao dia 19 de agosto – Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, reforçando o combate a violações de direitos, preconceito, discriminação e violência.

A ação foi realizada no Alojamento Emergencial, das 8h30 às 16h30, oferecendo atividades nas áreas da saúde, beleza, profissionalização e lazer. Os acolhidos receberam orientações e encaminhamentos das equipes da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde (Caps AD), corte de cabelo Fundo Social/Projeto Reinvente, aferição de pressão, glicemia, teste rápido e vacinação, através da Secretaria de Saúde e o Centro de Ensino Técnico Paulista (CEDETEP) além de jogos e atividades de lazer com a Secretaria de Esporte e Lazer. Também participam como parceiros a Consultoria e Treinamentos Industriais (CTI) e Laticínios COMEVAP. Na parte da tarde, foram realizados jogos e atividades de lazer com a Secretaria de Esporte e Lazer, além de café da tarde.

Segundo a diretora da Proteção Social Especial, Patrícia Garcez, o evento buscou proporcionar um espaço de acolhimento e escuta para fortalecer a dignidade e os vínculos dos acolhidos. “Nosso objetivo é promover a inclusão nas políticas públicas de moradia, trabalho, educação, saúde e assistência social”, afirma a secretária de Assistência Social, Andrea Barreto.

PortalR3
O prefeito Ricardo Piorino esteve presente no evento e elogiou a iniciativa. (Foto: Divulgação)

O prefeito Ricardo Piorino esteve presente no evento e elogiou a iniciativa. “Essa foi uma ação pensada com carinho para acolher e apoiar pessoas em processo de saída da situação de rua. Mais do que serviços, entregamos escuta, dignidade e esperança. Esse evento também é um passo importante para reforçar o nosso compromisso com a inclusão, o combate ao preconceito e a construção de novos caminhos. Essa é uma luta de todos nós e Pindamonhangaba está unida para vencer esse desafio”, afirmou.

O Alojamento Emergencial de Inverno encerrará suas atividades no dia 17 de agosto. De acordo com avaliação do SEAS, grande parte dos acolhidos será encaminhada para a Casa de Passagem, dando continuidade ao processo de saída das ruas, enquanto outros seguirão acompanhamento pelo SEAS e demais equipamentos da rede.

Botão Voltar ao topo