publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programa Qualifica São Paulo forma turma de ajudante de logística em Pinda

O Programa Qualifica São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, formou na terça-feira (12), no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), uma turma do curso de ajudante de logística, realizado entre 23 de julho e 12 de agosto.

A capacitação visa qualificar profissionais para o mercado de trabalho local, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico na região.

O curso foi ministrado pelo professor Matheus Augusto Cardoso Nunes dos Santos e focou no desenvolvimento de habilidades técnicas na área de logística, além de orientações sobre elaboração de currículo e empreendedorismo. Durante as semanas de aula, os participantes adquiriram conhecimentos que os preparam para as demandas atuais do mercado.

A diretora de Emprego e Renda, Sônia Maria Dias dos Santos, destacou a importância da parceria entre o Programa Qualifica São Paulo, a Prefeitura e o PAT para a capacitação profissional na cidade.

“É estratégica e fundamental para capacitar nossa população e abrir novas portas para o mercado de trabalho. Investir na qualificação profissional é investir no desenvolvimento econômico e social de Pindamonhangaba, e estamos muito felizes em ver o empenho e a dedicação dos alunos nesta turma”.

A diretora de Indústria, Comércio e Serviços, Daniela Marcondes, explicou que os alunos são orientados a realizar cadastro no sistema do PAT. “Isso para facilitar a busca por vagas e que uma nova turma do curso de ajudante de logística começou dia 13 de agosto, reforçando o compromisso da Prefeitura com a formação profissional”.

O curso integra o programa “Meu Primeiro Emprego”, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que oferece cursos de qualificação profissional para jovens com o objetivo de possibilitar a primeira oportunidade no mercado de trabalho.

(Foto: Divulgação/PMP)

Os cursos, presenciais e online, são ofertados por instituições técnicas públicas e privadas de referência e abrangem áreas com alta demanda, como Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação e Comunicação, Processos Industriais e Produção Cultural e Design.

Entre os formandos, o jovem Gabriel Cortez da Silva Costa, 20 anos, ressaltou o valor do curso para sua trajetória profissional. “Eu vejo que o curso é uma porta de entrada para um novo emprego na área da logística, eu vejo várias postagens de vaga de emprego e todas elas pedem experiência ou algum curso, e esse curso com certeza abre essas portas para o mercado de trabalho”.

Gabriel também destacou o aprendizado prático adquirido durante as aulas. “Eu não só desenvolvi habilidades como gerenciamento de estoque e práticas do 5S (que é o senso de organização no trabalho), como também descobri uma paixão pela área da logística.

O curso me ajudou a me encontrar profissionalmente”. Ele ainda afirmou que a gratuidade e a qualidade das aulas foram motivadores para a sua permanência até a formatura. “O que mais me motivou a entrar no curso foi a necessidade de ter esse tipo de qualificação no meu currículo, e o curso superou minhas expectativas”.

Outra formada, Ana Rubia, 21 anos, destacou o contato direto com o meio logístico proporcionado pelo curso.

“Para mim, foi uma experiência muito enriquecedora. Pude ter mais contato com o meio logístico, aprendendo sobre planejamento, noção de estoque e transporte. Foi uma experiência muito válida que acredito que vai acrescentar muito na minha carreira profissional”.

O professor Matheus ressaltou que o conteúdo vai além da parte técnica. “Este curso proporciona aos jovens a oportunidade de compreender como funciona todo o fluxo logístico, desde o recebimento até a entrega final, desenvolvendo competências que são cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho. É uma base sólida para quem deseja iniciar a carreira na área”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Martuscelli, destacou a relevância da iniciativa. “O curso Ajudante de Logística, voltado aos jovens, visa a inserção no mercado de trabalho, é uma importante parceria ente a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, totalmente gratuito, ofertado pelo Programa Qualifica SP, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Além das competências do curso, os alunos receberam orientações sobre elaboração de currículo e como se portar em uma entrevista de emprego, sendo um diferencial para o competitivo mercado de trabalho.

A cerimônia de formatura contou com a presença da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e celebra mais uma etapa na qualificação dos profissionais de Pindamonhangaba, contribuindo para a geração de emprego e renda no município.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  
Botão Voltar ao topo