Praças recebem intervenções urbanas com arte em São José

A Praça Hildete da Silva Boaventura, no Morumbi, ganhou áreas com pinturas de brincadeiras tradicionais. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos segue uma tendência mundial de realizar intervenções urbanas em praças da cidade. São expressões artísticas, culturais e de lazer com o objetivo de mudar a percepção e interação das pessoas com os espaços públicos.

As intervenções tiveram início neste ano visando tornar os locais atraentes, com identidade diferenciada e soluções criativas, econômicas e inovadoras, para conectar os frequentadores aos espaços.

Espaços bonitos e coloridos

É o caso de São José temos a Praça Hildete as Silva Boaventura, no bairro Morumbi, região sul, que recebeu, recentemente, pinturas de solo deixando o local bem atrativo e alegre.

Na praça é possível verificar o resgate de brinquedos tradicionais que possibilitam a interação da família, como: jogo da velha, amarelinha e um circuito de pista para crianças aprenderem sobre o trânsito de forma divertida, entre outros.

A moradora do local, Sueli Barros da Silva ficou feliz com o novo visual do ambiente. “Ficou lindo demais”, comentou.

Ela contou que o netinho que mora no Parque Industrial, sempre que vem para sua casa, fica pedindo para ir até a praça. “Quando chega aqui ele fica tão contente que nem sabe para que lado vai”, brincou.

Outro local que recebeu a intervenção urbana foi a Praça da Criança, no Jardim das Indústrias, região oeste da cidade. As duas praças receberam repaginação urbana e artística tendo como tema brincadeiras infantis que auxiliam na noção espacial, no processo cognitivo, organização corporal, motricidade e convívio social das crianças, de forma colorida e divertida. A ação deve ocorrer em outros espaços públicos para garantir o bem-estar das crianças joseenses.

O trabalho destaca o cuidado da administração municipal em buscar ações inovadoras e sustentáveis que promovam o bem-estar da população e valorizem a estética urbana, resultando em mais qualidade de vida, desenvolvimento econômico e na identidade da cidade.

Botão Voltar ao topo