
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba promoveu, na terça-feira (5), uma capacitação para profissionais da rede municipal de saúde, com foco na qualificação dos atendimentos oftalmológicos. O encontro foi realizado no auditório da Santa Casa e contou com a participação de médicos da Atenção Básica e do setor de Especialidades Médicas.
A palestra foi ministrada pela médica oftalmologista Dra. Veridiana Puppio Querido, responsável por apresentar o novo protocolo oftalmológico que será implementado no município. O objetivo do encontro foi alinhar procedimentos e estabelecer um fluxo de atendimento mais eficiente entre os profissionais da saúde básica e os especialistas, visando agilizar o acesso dos pacientes aos serviços especializados. “É fundamental para fortalecer o trabalho em rede e garantir que o paciente chegue ao especialista no momento certo e com as orientações adequadas. Com um protocolo bem estruturado, conseguimos otimizar o fluxo de atendimento e oferecer um cuidado mais resolutivo e humanizado para a população”, ressaltou.
O protocolo, estruturado a partir das diretrizes do Ministério da Saúde, propõe um modelo de triagem mais assertivo, orientando os médicos da Atenção Básica sobre os critérios de encaminhamento para consultas especializadas e subespecialidades, como ambulatório de catarata e oftalmopediatria. Durante a capacitação, os participantes conheceram detalhadamente o funcionamento do setor de Oftalmologia, desde o primeiro acesso até o atendimento nas subespecialidades.
A iniciativa busca reduzir a demanda reprimida e garantir um atendimento de maior qualidade, com foco na resolutividade das necessidades dos pacientes. “Nosso principal objetivo é aproximar cada vez mais os profissionais da assistência básica dos especialistas, garantindo um fluxo eficiente e humanizado para a população”, destacou a secretária de Saúde, Roberta Faria Abreu