
Passar uma data comemorativa em um leito de hospital pode ser um momento de angústia para qualquer paciente e, com a aproximação do Dia dos Pais, isso pode afetar também a sua família. Pensando na importância do acolhimento, voluntárias da Associação Bem-Querer, que há décadas atuam dentro do Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, fizeram uma visita para lá de especial.
A ação aconteceu nessa última semana (06/08) nos corredores do HR, percorrendo não só as Unidades de Internação, mas os Serviços de Oncologia, Diálise e Hemodinâmica, levando mensagens de carinho e um mimo, uma caneca personalizada, aos papais que estavam recebendo atendimento na Instituição.
Como resultado, mais de 220 pacientes e familiares foram abordados, mostrando que não é bom só para quem recebe, mas para quem doa. A voluntária, Maria Alaide da Silva, falou da comoção de participar desse momento. “A emoção que vivi aqui hoje, em cada quarto que entrei e pude oferecer um mimo aos pais, foi muito gratificante. Lembrei do carinho que sempre tive com o meu paizinho”. E ainda completou: “Estar no voluntariado é vivenciar emoções. Isso dá todo sentido à minha vida”.
A Associação Bem-Querer realiza um trabalho psicossocial junto ao paciente carente e seus familiares, com doações de cestas básicas e itens de higiene pessoal. Uma das fortes marcas do Bem-Querer dentro do Hospital Regional é o “Café Amigo”, que todos os dias é oferecido aos familiares dos pacientes que, muitas vezes, vêm de municípios vizinhos e possuem poucas condições de se manter na cidade.