Taubaté celebra Semana do Patrimônio Cultural 2025

A programação integra, ainda, a Jornada do Patrimônio 2025, uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte)

A proposta visa dar visibilidade às ações de proteção e valorização do patrimônio local, promovendo o diálogo entre memória, preservação e desenvolvimento sustentável. (Foto: Divulgação/PMT)

A cidade de Taubaté, que possui longa trajetória histórica e importante acervo patrimonial material e imaterial, realiza de 13 a 17 de agosto a semana do patrimônio cultural.

A proposta visa dar visibilidade às ações de proteção e valorização do patrimônio local, promovendo o diálogo entre memória, preservação e desenvolvimento sustentável.

A programação conta com visitas guiadas, exposições, palestras, rodas de conversa, caminhadas culturais e um passeio ciclístico pelo Caminho do Ouro, integrando ações educativas e culturais com espaços de troca de experiências e fortalecimento do sentimento de pertencimento da população com seu território.

O Dia Nacional do Patrimônio Cultural é celebrado em 17 de agosto, e representa uma oportunidade de reflexão e valorização sobre os bens culturais que compõem a identidade brasileira.

A programação integra, ainda, a Jornada do Patrimônio 2025, uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).

A Semana do Patrimônio Cultural é uma realização do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Urbanístico e Arquitetônico de Taubaté, em conjunto com a Prefeitura de Taubaté, Universidade de Taubaté, IMAGO Escola de Artes, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba e Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba.

Confira programação:

13 de agosto (quarta-feira), 9h, Villa Santo Aleixo
Visita guiada na Villa Santo Aleixo e abertura da exposição IMAGO

15 de agosto (sexta-feira), 18h30, Santo Aleixo
Roda de conversa: “Adaptação às Mudanças Climáticas – Ensaio sobre a Preservação nos Novos Tempos” – André Bazzanela, Antônio Claudio Varallo

16 de agosto (sábado), 9h, Museu de Quiririm
Caminhada Cultural em Quiririm + Roda de Conversa: “O Desenvolvimento através da Preservação” – Benedito Assaga Ribas de Melo, Società 30 de aprille, Rachel Abdala e Regina Midori Fukashiro

17 de agosto (domingo) – Dia Nacional do Patrimônio Cultural
Passeio Ciclístico: Caminho do Ouro

Botão Voltar ao topo