São José: alunos contam o que torna o “Dia do Estudante” especial

Alunos da rede de ensino municipal como o Vicente de Castro compartilham suas histórias e sonhos, que são impulsionados pela Educação. (Foto: Divulgação/PMSJC)

No corredor, o som de passos apressados mistura-se com risadas. Na sala, livros abertos dividem espaço com cadernos cheios de rabiscos e ideias. Do lado de fora, o recreio é feito de correrias, conversas e planos para o futuro. Ser estudante é isso: aprender, sonhar e descobrir o mundo um pouquinho mais a cada dia.

Em São José dos Campos, essa jornada ganha força com programas e projetos que não só ensinam, mas também despertam talentos e alimentam sonhos.

No Dia do Estudante, que é comemorado nesta segunda-feira (11), três histórias mostram que a curiosidade, a dedicação e a alegria de aprender cabem no bolso de qualquer uniforme — e são capazes de levar muito, muito longe.

Explorar o universo

Na Emefi Profª Áurea Cantinho Rodrigues, no Jardim Oswaldo Cruz, a paixão pelo conhecimento tem nome e sobrenome: Lívia Fernandes, de 14 anos, já trilha um caminho inspirado pela curiosidade e pelo desejo de explorar o universo.

“Eu participo do Prepara Campeões, do Decolar e de alguns projetos do ITA. Esses programas me ajudam a pensar no futuro que eu quero seguir para a astronomia, eu quero muito ir para a NASA, ser astrônoma da NASA e acredito que eles me ajudam. A minha paixão começou no segundo ano da escola, quando a minha professora explicou o que era o sistema solar, aí eu amei e pensei: é com isso que eu vou trabalhar”, diz.

Na mesma escola, Rafael Rodrigo, também com 14 anos, soma entre medalhas e certificados, conquistados em olimpíadas e competições acadêmicas, 40 títulos. É o maior pontuador da plataforma Plei na rede de ensino municipal, com mais de 10 milhões de pontos, e participa de iniciativas como CASD EPCAR, Prepara Campeões e +Ciências na Escola.

“Acredito que esses projetos ajudam a gente a melhorar nosso aprendizado no decorrer do tempo e também nos dão mais confiança. Os projetos fazem com que a gente se sinta mais valorizado. Todos os alunos deviam participar. Quanto mais eu ganho, mais vontade de ganhar e aprender eu tenho. São 40 títulos por enquanto, mas não quero parar por aqui, quero chegar até o fim do ano com 50″, afirmou Rafael animado.

Quando perguntados sobre o que significa ser estudante, Lívia e Rafael revelam visões que inspiram.

“Ser estudante pra mim é uma fase da vida, uma fase muito boa e importante que nos prepara para um futuro muito bom. Nós temos que aproveitar essa fase o máximo que conseguirmos para poder extrair todo o conhecimento que pudermos e conseguir ter um futuro bacana!”, afirma Livia.

Para Rafael, ser estudante vai além de apenas ir para a escola.

“Acredito que ser estudante é estar todos os dias lutando para aprender, ter um futuro melhor e dar um futuro melhor para a família. Eu, particularmente, adoro vir para a escola. Ser estudante é ter determinação, é ser um lutador, um guerreiro e entender que dia após dia a gente melhora, aprende e aprimora a cada dia”, destacou.

Tudo começa na primeira infância

Se no Ensino Fundamental os sonhos já miram alto, na Educação Infantil o encanto pelo aprendizado também brilha. Na Emei Profª Idelena Menezes Trefilio de Carvalho, em Santana, o aluno Vicente de Castro, de 5 anos, já sabe ler e escrever, e tem uma coleção de 22 livrinhos feitos por ele, com histórias e ilustrações próprias.

“Gosto muito de ler, e gosto de ler a história dos três porquinhos porque eles são irmãos e vão um na casa do outro. Aprendi a ler com a professora aqui na escola, ela ia mostrando cada letra e falando o ‘sonzinho’ das letras!”, disse Vicente.

“Quando crescer quero ser escritor!”, destacou.

Vicente também adora criar aventuras com personagens como abelhas e crianças brincando no parquinho.

Histórias como as de Lívia, Rafael e Vicente mostram que o Dia do Estudante é, acima de tudo, uma celebração ao esforço, à curiosidade e às oportunidades que a educação oferece. Em São José dos Campos, cada projeto, cada professor e cada incentivo plantam sementes para que esses sonhos floresçam.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Botão Voltar ao topo