
Quem sempre quis aprender a cantar ou tocar um instrumento tem agora uma excelente oportunidade. Afinal, estão abertas as inscrições para o segundo semestre do Projeto Guri, programa gratuito de educação musical mantido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerido pela Santa Marcelina Cultura.
Em todos os municípios do Vale do Paraíba são mais de 1.400 vagas em 16 polos de ensino.
Somente Guaratinguetá oferece 114 vagas para crianças, adolescentes, jovens e adultos – e o melhor: não é preciso ter experiência anterior ou instrumento próprio. As inscrições seguem até o dia 29 de agosto, ou enquanto houver vagas. Mas é importante correr, pois as aulas já começaram em 4 de agosto.
Além das opções tradicionais de canto e instrumentos, o polo local oferece um curso especial de Tecnologia Musical. Nele, os alunos aprendem todo o processo de criação e produção de uma música, ou seja, da gravação à publicação nas plataformas digitais.
Uma oportunidade e tanto para quem sonha em produzir trilhas para jogos, podcasts ou conteúdos de redes sociais.
Onde se inscrever?
O polo de Guaratinguetá fica na Rua Dr. Neir Augusto Ortiz Pereira, 1021, no bairro Campo do Galvão, e funciona às terças e quintas, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Os interessados devem comparecer ao local acompanhados de um responsável (no caso de menores de idade) e levar os seguintes documentos:
Certidão de nascimento ou RG (original e cópia)
Comprovante de matrícula escolar ou declaração de frequência
RG do responsável (original e cópia)
Uma foto 3×4 do aluno(a)
Comprovante de endereço (para consulta)
A lista completa de cursos e polos está disponível no site www.souguri.art.br.
Cursos oferecidos em Guaratinguetá:
Iniciação musical (crianças e adultos)
Canto
Violão
Violino
Viola
Violoncelo
Contrabaixo acústico
Percussão
Curso modular de Tecnologia Musical
Um programa que transforma vidas
Criado há 30 anos, o GURI é hoje considerado o maior programa público de educação musical do país. Já beneficiou mais de um milhão de estudantes e chega a mais de 500 polos em todo o Estado de São Paulo.
“Mais do que aulas de música, o GURI representa inclusão, desenvolvimento humano e oportunidades reais para milhares de jovens”, destaca Marilia Marton, secretária estadual de Cultura. “Estamos ampliando o alcance do programa, levando a educação musical também para escolas da rede pública. É um compromisso com o futuro”, completa.
A diversidade também está presente nos cursos. Os alunos podem escolher entre instrumentos de cordas, sopros, teclas e percussão, além de atividades como canto coral, teoria musical e práticas de conjunto.
Parcerias que fazem a diferença
Em Guaratinguetá, o GURI tem o apoio da Prefeitura e o patrocínio da BASF.
A multinational acredita no poder transformador da educação e da arte. “A música tem o poder de abrir caminhos e ampliar horizontes. É uma forma de transformar realidades”, afirma Ivânia Palmeira, consultora de engajamento social da BASF.
Mais informações:
Rua Dr. Neir Augusto Ortiz Pereira, 1021 – Campo do Galvão
(12) 3132-7828
www.souguri.art.br