Agosto Lilás reforça ações de proteção em São José dos Campos

A Prefeitura leva informações e aulas de defesa pessoal ao CenterVale no Agosto Lilás, promovendo proteção e conscientização. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Em referência ao Agosto Lilás, mês nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de São José dos Campos intensifica as ações de proteção, informação e fortalecimento da autonomia feminina por meio da Patrulha Maria da Penha e parcerias estratégicas com a iniciativa privada.

Nesta quinta-feira (7), uma ação especial será realizada no CenterVale Shopping, das 14h às 17h30, com aulas gratuitas de Defesa Pessoal ministradas por agentes da Guarda Civil Municipal, além de orientações da equipe da Patrulha Maria da Penha e distribuição de material informativo. As aulas práticas serão divididas em três turmas e voltadas exclusivamente para mulheres, as interessadas devem se inscrever pelo app do shopping.

Curso gratuito de Defesa Pessoal

A Prefeitura também abriu nesta terça-feira (5) as inscrições para 25 novas vagas no curso fixo de Defesa Pessoal para mulheres. As interessadas devem se inscrever na turma “Rosa”, disponível no aplicativo Viva São José.

As aulas ocorrem no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana), no primeiro e terceiro sábado de cada mês, das 8h30 às 9h30. A nova turma começa no próximo dia 16 de agosto.

O curso, promovido pela Patrulha Maria da Penha em parceria com o investigador José Renato Rodrigues Júnior (Polícia Civil), é gratuito e aberto a mulheres com mais de 18 anos.

Além do preparo físico, as técnicas oferecidas contribuem para o fortalecimento emocional, proporcionando às participantes mais segurança e autoconfiança em situações de risco.

Patrulha Maria da Penha: proteção e acolhimento

Criado em 2019, o programa Patrulha Maria da Penha, executado pela GCM, já realizou mais de 1.400 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, resultando em 100 prisões por descumprimento de medidas protetivas.

Atualmente, o programa acompanha mais de 155 mulheres de forma ativa, com visitas regulares e patrulhamento direcionado.

As viaturas utilizadas não possuem identificação visual, garantindo discrição e privacidade. As equipes também incluem guardas femininas, proporcionando acolhimento mais humanizado. Além disso, ações de conscientização são promovidas em escolas, empresas e espaços públicos.

Tecnologia a favor da vida

Por meio do programa São José Unida, o município também investe em tecnologia integrada para proteção das vítimas. Mulheres com medida protetiva podem ser equipadas com botões de emergência, que ao serem acionados, disparam alertas diretamente para o Centro de Segurança e Inteligência (CSI).

A partir daí, uma equipe da GCM é imediatamente mobilizada para prestar atendimento no local indicado.

Rede estadual de apoio 24h

No âmbito estadual, o Governo de São Paulo também ampliou a estrutura de proteção às mulheres com serviços ativos 24 horas por dia. Entre os principais destaques estão:

Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) com plantão 24h em diversas cidades, em São José dos Campos o serviço já funciona desde março deste ano, como um dos compromissos cumpridos da atual gestão.

O aplicativo SP Mulher Segura, com botão do pânico para mulheres com medida protetiva.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

A Cabine Lilás, instalada no Copom (Central de Operações da PM), com atendimento exclusivo por policiais mulheres treinadas para lidar com casos de violência doméstica.

Essas iniciativas fazem parte do movimento SP por Todas, que durante o Agosto Lilás reforça o compromisso com a proteção das mulheres em todo o estado.

Telefones úteis

153 (ligação gratuita – GCM) – 24 horas

190 (ligação gratuita – PM) – 24 horas

181 (ligação gratuita – Disque Denúncia) – 24 horas

Delegacia de Defesa da Mulher – 3941- 4140

Botão Voltar ao topo