
Um acordo de cooperação foi assinado entre o Comando Militar do Sul (CMS) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) com objetivo de expandir o projeto Soldado Cidadão, que capacita, em diferentes áreas profissionais, os jovens que cumprem o serviço militar, permitindo uma qualificação para ingresso no mercado profissional após o seu licenciamento. O ato ocorreu no dia 31 de julho, durante o evento Rota da Indústria – Região Central, promovido pela Fiergs, que reuniu lideranças regionais e políticas, e representantes do Sistema S.
O Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, na ocasião representando o Comando Militar do Sul, destacou os benefícios da iniciativa que tem meta de ofertar 10 mil vagas em todo o Rio Grande do Sul até 2027. São cursos técnicos, oficinas e eventos de empregabilidade, a serem ofertados pelas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) ainda neste ano.
“O jovem que vem servir no Exército, faz um sacrifício muito grande. Obviamente, que ele também sai com um orgulho muito grande, mas a gente precisa agregar um algo a mais. E esse algo a mais é justamente pegar esses jovens, que vêm de uma camada não muito privilegiada da sociedade, na maioria das vezes, e oferecer uma iniciação profissional. Praticamente 100% dos jovens que entram no projeto, que é patrocinado pelo Ministério da Defesa, de alguma forma, buscam alguma profissão e se formam na atividade. Esses garotos, além de nos ajudarem no dia a dia das nossas atividades na sua unidade, com a sua profissão, saem da caserna capacitados, e retribuem à sociedade de alguma maneira”, afirma o general.
O presidente da Fiergs, Cláudio Bier, considera que a capacitação dos jovens soldados vai contribuir para atender a demanda de mão de obra para as indústrias.
“Essa iniciativa propõe que esses jovens tenham um curso profissionalizante do SESI ou do SENAI para que, quando saírem do quartel, tenham uma profissão para vir trabalhar na indústria ou onde eles quiserem. É uma via de mão dupla, porque capacita o soldado e ao mesmo tempo atende à demanda de mão de obra do setor. É uma relação de ganha-ganha”, pondera o presidente.
PROJETO + SOLDADO CIDADÃO
O projeto, que passa a se chamar + Soldado Cidadão, vai garantir aos jovens licenciados do serviço militar obrigatório vagas em cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional, de forma gratuita, buscando o desenvolvimento de carreira e de competências interpessoais.
A finalidade é também contribuir para a formação de profissionais mais qualificados e para a redução do desemprego entre jovens, fortalecendo a economia local e a indústria gaúcha.
É o Exército Brasileiro cada vez mais presente na sociedade e contribuindo de maneira relevante para o desenvolvimento nacional.