São José dos Campos gera 1.618 empregos formais em junho

Números refletem o dinamismo do mercado de trabalho local, impulsionado por diversos setores da economia de São José. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

São José dos Campos registrou um saldo positivo de 1.618 vagas de emprego com carteira assinada em junho, de acordo com dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Governo Federal.

Com esse resultado, o município já acumula 6.311 novos postos formais de trabalho em 2025. Considerando os últimos 12 meses, de julho de 2024 a junho deste ano, já são 9.216 novas vagas geradas na cidade.

O saldo leva em conta a diferença entre admissões e demissões no período, considerando apenas empregos formais, de acordo com a metodologia do Caged.

O resultado de 1.618 vagas em junho é o melhor resultado mensal desde o início do ano.

Setores

O bom desempenho na geração de empregos em junho foi impulsionado principalmente pelo setor de Serviços, que liderou com a criação de 1.499 vagas com carteira assinada. Também contribuíram para o saldo positivo o Comércio, com 201 novos postos, e a Construção Civil, com 173 vagas.

Por outro lado, o levantamento do Caged apontou recuo no saldo de empregos na Indústria, com 250 postos a menos, e na Agropecuária, com redução de 5 vagas.

Qualificação profissional

Para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, a Prefeitura de São José dos Campos continua investindo na formação gratuita de trabalhadores por meio do programa Qualifica São José.

No ano passado, foram oferecidas 35 mil vagas em cursos de qualificação, com mais de 60 mil inscrições. O Plano de Gestão 2025-2028 prevê a ampliação das vagas e cursos, com opções presenciais e a distância, sempr

Botão Voltar ao topo