
O Centro de Segurança e Inteligência (CSI) de São José dos Campos recebeu na última sexta-feira (1) uma visita para lá de especial.
Brian Ricardo Mioni, de apenas 8 anos, foi homenageado com um certificado de coragem após ter sido flagrado pelas câmeras tentando salvar um cãozinho em situação de risco. A cena foi registrada no dia 25 de julho.
O gesto espontâneo de empatia e bravura chamou a atenção da equipe do CSI, que prontamente acionou o Corpo de Bombeiros para realizar o resgate do animal. A operação foi bem-sucedida graças à ação integrada entre o monitoramento e os órgãos de segurança.
Reconhecimento e emoção
Durante a visita, Brian conheceu a central de monitoramento, o agente do CSI, GCM Esposito, que monitorou pelas câmeras seu ato de bravura e teve a oportunidade de subir no caminhão dos Bombeiros — sonho antigo que se tornou realidade.
Acompanhado da mãe, o menino, morador do Jardim Itapuã, foi recebido com aplausos e emoção por todos os profissionais envolvidos.
Amor pelos animais
Segundo a mãe, Sheila Roberta Santos Mioni, de 37 anos, o amor de Brian pelos animais não é recente. “Ele tem um coração enorme. Essa foi a segunda vez que tentou resgatar um cachorro em perigo. Quando me contou que queria faltar à escola para ajudar o bichinho, não imaginei que tudo isso aconteceria”, relatou emocionada.
Segurança e orientação
Aproveitando o encontro, os profissionais reforçaram com Brian a importância de sempre acionar os canais oficiais de emergência, como o 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 153 (Guarda Civil Municipal), em casos que envolvam risco a pessoas ou animais.
Amigo virtual
Desde então, o Brian sempre acena ao passar pela câmera de monitoramento do CSI, do outro lado, o carinho é recríproco. Em meio ao trabalho duro de monitorar atentamento situações difíceis, o gesto simples e sincero do pequeno herói veio para renovar a esperança de toda a equipe. Um lembrete de que, com empatia e colaboração entre cidadãos e poder público, São José do Campos pode ser um lugar cada vez mais seguro e humano.
Câmeras do CSI registram carinho do garoto com equipe de monitoramento | Foto: Divulgação