Morre Jorge Costa, lenda do FC Porto e diretor de futebol do clube, aos 53 anos

Ex-zagueiro e capitão dos ‘dragões’, Jorge Costa sofreu uma parada cardiorrespiratória no centro de treinamentos e não resistiu

Foi capitão e campeão europeu pelo FC Porto em 2003/04. (Foto: FC Porto/Divulgação)

O FC Porto perdeu, nesta terça-feira (5), uma de suas maiores referências. Jorge Costa, diretor de futebol do clube e ex-zagueiro histórico, morreu aos 53 anos após sofrer uma paragem cardiorrespiratória no centro de treinos e formação do time, em Gaia. O incidente ocorreu por volta das 12h30. Apesar do atendimento imediato pela equipe médica do clube e do encaminhamento urgente ao Hospital de São João, Jorge Costa não resistiu.

Ídolo incontestável dos ‘dragões’, Jorge Costa acumulava glórias como jogador. Capitão na conquista da Liga dos Campeões da temporada 2003/04, liderou a equipe também em títulos como a Taça UEFA, a Taça Intercontinental, oito campeonatos portugueses, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças. Com 383 jogos pelo clube, é o oitavo atleta que mais vestiu a camisa azul e branca.

Além do FC Porto, Jorge Costa teve passagens por Penafiel, Marítimo, Charlton e Standard Liège. Como técnico, iniciou a carreira no SC Braga. Pela Seleção Portuguesa, somou 50 jogos e foi campeão mundial sub-20 em 1991. Em sua segunda época como diretor para o futebol profissional do FC Porto, Jorge Costa deixa um legado marcante no futebol português.

Nos últimos anos o FC Porto perdeu três referências: o bibota de Ouro Fernando Gomes, o presidente Pinto da Costa e agora o grande capitão Jorge Costa.

Botão Voltar ao topo