
Com foco no fortalecimento da capacidade operacional de Comando e Controle (C²), o Exército Brasileiro, por meio do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), realizou o treinamento de militares da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) para a operação e manutenção de 1º escalão do Sistema de Material de Emprego Militar (SMEM) – Terminal Leve (TL), de comunicações por satélite.
Com recursos do Programa Estratégico do Exército Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Prg EE SISFRON), no âmbito do Projeto Sensoriamento e Apoio à Decisão da fase 7 (SAD 7), a capacitação foi realizada no 1º Pelotão de Comunicações de Selva (1º Pel Com Sl), em Boa Vista – RR, e permitiu o aprofundamento técnico dos militares em ambiente operacional.
Mais do que uma atividade técnica, a ação representa um importante passo para fortalecer a interoperabilidade na Amazônia, assegurando que, em situações reais, a informação coletada por sensores no terreno chegue de forma rápida e segura aos centros de decisão do CMA — com impacto direto na soberania e na prontidão operacional da Força.
A capacitação dos militares e o suporte à implementação dos sistemas contam com a atuação da Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA), parceira estratégica dos Projetos SAD no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à Defesa.
Ao integrar sistemas de comunicação seguros ao SISFRON, o Exército amplia a capacidade de resposta de suas unidades operacionais. A atuação coordenada dos Projetos SAD, sob responsabilidade do CCOMGEX, reafirma a missão constitucional da Força: fortalecer a soberania nacional com inteligência, inovação e presença estratégica do Estado em regiões remotas da faixa de fronteira terrestre.