
Um novo espaço de acolhimento e descoberta da leitura foi inaugurado nesta terça-feira (5), na EMEF Delly Gaspar dos Santos, em Jacareí. A unidade passou a integrar o projeto “Biblioteca Futuro”, uma realização da Rede Educare com patrocínio da BASF, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do governo federal.
O projeto propõe uma nova maneira de aprendizado, com uma biblioteca colorida e convidativa com acervo de 850 livros, jogos pedagógicos, brinquedos educativos, instrumentos científicos, notebooks e até óculos de realidade virtual. No total, mais de 550 estudantes de 6 a 10 anos são contemplados.
A cerimônia de abertura contou com representantes das instituições e da Secretaria de Educação, além de contação de histórias para as crianças. “Temos um convênio sólido com a BASF e assim que recebemos a proposta, ficamos muito felizes.
Projetos como este são um avanço ao incentivo à leitura das nossas crianças, que além de mergulhar no mundo dos livros, se divertem pedagogicamente com os dispositivos tecnológicos”, afirmou a secretária de Educação, Danielli Villar.
Entre os principais objetivos do projeto está a abordagem do universo da sustentabilidade, por meio do debate dos cinco Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), além de outros conteúdos que abordam temas essenciais para o presente e o futuro do planeta.
“Com esse projeto, queremos tocar o coração das comunidades e convidar todo mundo a pensar sobre temas importantes como o uso consciente dos recursos, a saúde, o bem-estar, as energias limpas, a reciclagem e a proteção da vida, tanto nos oceanos quanto na terra firme.
O livro é só o começo dessa conversa”, afirmou Kátia Rocha, diretora da Rede Educare. “A educação é o ponto de partida para transformar o mundo em um lugar melhor.
A partir do conhecimento e das nossas escolhas diárias, podemos fazer a diferença”, acrescentou Ivânia Palmeira, Consultora de Engajamento Social na BASF.