
A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o SEBRAE, iniciou, na terça-feira (29), o curso Conexão Liderança, voltado à capacitação de lideranças da Administração Municipal.
A iniciativa é fruto da atuação conjunta das Secretarias de Administração e Desenvolvimento Econômico e Turismo, e tem como objetivo preparar os gestores públicos para os desafios contemporâneos da liderança.
A capacitação faz parte do Polo de Liderança Sebrae, programa criado para formar lideranças transformadoras no universo das micro e pequenas empresas e que, agora, também contempla o setor público. As aulas são realizadas às terças e quintas-feiras e seguem até o dia 5 de agosto.
A ação surgiu a partir de uma escuta ativa com os próprios servidores, por meio de uma pesquisa conduzida pela Escola de Governo da Prefeitura, vinculada à Secretaria de Administração.
O estudo apontou o desejo por lideranças mais comunicativas, confiáveis e colaborativas, que estejam atentas às demandas das equipes e do dia a dia da gestão pública.
O curso busca desenvolver nos participantes o autoconhecimento e a capacidade de liderar com propósito, criando ambientes de trabalho mais respeitosos, valorizados e voltados ao bem comum.
Além das habilidades técnicas, a formação também foca no desenvolvimento de competências socioemocionais, como inteligência emocional, empatia e trabalho em equipe.
Para o secretário de Administração de Ilhabela, Edilson Cesar dos Santos, a iniciativa fortalece o compromisso da Prefeitura com a melhoria da gestão e dos serviços oferecidos à população.
“Eu mesmo também sou servidor e sei a diferença que faz ter acesso a bons treinamentos e estar cercado de uma equipe comprometida.
O diferencial deste curso é que ele nasce da escuta ativa dos nossos próprios funcionários, das necessidades de quem está na linha de frente oferecendo os serviços públicos e lidando com a nossa população”, destacou o secretário.
A Prefeitura de Ilhabela segue investindo na valorização do funcionalismo público como caminho para promover uma gestão mais eficiente, humana e centrada nas pessoas.