publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Tropa blindada do EB conclui adestramento preparatório para a Operação Atlas 2025

A atividade teve a participação do 3º Regimento de Carros de Combate (3º RCC), unidade que participará da Operação Atlas 2025

Blindados do Exército
Blindados no treinamento. (Foto: 5ª Divisão de Exército)

Entre os dias 7 e 11 de julho, tropas blindadas da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada do Exército Brasileiro realizaram um exercício de adestramento no Campo de Instrução General Calazans, em Ponta Grossa (PR). com foco na prontidão e na capacidade de dissuasão do Exército Brasileiro. A atividade teve a participação do 3º Regimento de Carros de Combate (3º RCC), unidade que participará da Operação Atlas 2025, prevista para outubro deste ano.

Certificação tática e ocupação do terreno

O exercício teve como principal objetivo a certificação final da tropa que integrará a operação. Foram empregados carros de combate Leopard 1 A5 BR em manobras que exigiram alto grau de preparo técnico. As atividades envolveram a ocupação de Zona de Reunião, uso de camuflagem, técnicas de aprestamento e o desencadeamento de ações ofensivas coordenadas entre pelotões de carros de combate e infantaria blindada.

Desenvolvimento da liderança e da resiliência

Blindados. (Foto: 5ª Divisão de Exército)

Ao longo da semana, os militares foram submetidos a cenários desafiadores que exigiram agilidade na emissão de ordens, coordenação e resistência física. A atividade também proporcionou o fortalecimento de atributos como consciência situacional, liderança sob pressão e superação individual e coletiva — competências fundamentais no ambiente operacional contemporâneo.

Operacionalidade e prontidão

Com a certificação concluída, o 3º RCC reforça sua prontidão para missões de maior envergadura, avançando no cronograma de preparo para a Operação Atlas. A ação contribui diretamente para o objetivo estratégico de posicionar o Exército Brasileiro como uma Força de elevada capacidade de dissuasão e emprego, pronta para responder com eficácia aos desafios de defesa da Pátria.

 

Botão Voltar ao topo