publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Instituto Federal de Jacareí abre processo seletivo para o projeto ‘Prepara Jovem’

Inscrições vão até 31 de julho. Objetivo é treinar jovens para que tenham melhores condições de inserção e permanência no mercado de trabalho

(Foto: Divulgação/PMJ)

O projeto ‘Prepara Jovem’, desenvolvido por meio de uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jacareí e IFSP (Instituto Federal de São Paulo – campus Jacareí), está com processo seletivo aberto até o próximo dia 31, para jovens de 18 a 22 anos, prestes ou recém-ingressantes no mercado de trabalho.

O programa tem como objetivo treinar jovens para que tenham melhores condições de inserção e permanência no mercado de trabalho, por meio do desenvolvimento de habilidades comportamentais e competências valorizadas atualmente pelas empresas.

A iniciativa promove oficinas e atividades práticas voltadas para áreas como retórica e oratória, inteligência emocional, gestão de conflitos, concentração e pensamento crítico, contribuindo para o fortalecimento das chamadas soft skills e preparando os participantes para os desafios do ambiente profissional.

Inscrições
As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas de forma online (clique aqui), até o dia 31 de julho. Ao término, os alunos aprovados receberão certificado de conclusão do Instituto. O programa é presencial, com duração de 15 horas, para 18 vagas.

As palestras iniciam dia 6 de agosto e encerram dia 17 de setembro, sempre no período noturno, das 19h às 21h30, às quartas-feiras, no IFSP Jacareí.

Segundo o diretor de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Flávio Issa, normalmente, as empresas avaliam dois aspectos principais antes de contratar um colaborador: o técnico (hard skills), que inclui capacitação e experiência, e o comportamental (soft skills), que engloba autoconfiança, disciplina, comunicação etc.

“O PAT tem recebido muitos relatos de empresas apontando dificuldades em seus processos seletivos, principalmente, em razão da questão comportamental dos candidatos jovens, tanto durante as entrevistas, quanto após a contratação, na rotina das companhias.

Frequentemente, candidatos com um bom perfil técnico não são selecionados em entrevistas ou são demitidos precocemente, por falharem no quesito comportamental.

“Nervosismo, má comunicação e condutas inadequadas, por exemplo, são manifestações comuns dos jovens nesses casos”, ressaltou o diretor.

Palestrantes

O programa consistirá em sete encontros de aproximadamente 2h30 cada, com temas diversos, ministrados por peritos em suas respectivas áreas de atuação.

Confira os palestrantes confirmados:
06/08 – Orientação Profissional: “O que quero da minha vida profissional?” – Mariana Marco (Psicóloga)
13/08 – ‘Gestão de Conflitos’- Mariana Rosa (Pedagoga, mestre em Gestão de Conflitos e Inteligência Emocional) – Especialista em neurociência da educação e psicopedagogia.
20/08 – ‘Inteligência Emocional’- Aline Lourenço (Mentora de Empresários)
27/08 – ‘Retórica e Oratória’ – Fábio Ragazini (Especialista em Comunicação)
03/09 – ‘Elaboração de Currículo’ e 10/09 – ‘Entrevista de Emprego’ – Professores Rubens (doutor em Linguística Aplicada) e Angeli (doutora em Administração)
17/09 – Entrega de Certificado – Presença de autoridades municipais, ministrantes das palestras e profissionais influentes.

Botão Voltar ao topo