Comando de Aviação do Exército realiza a 20ª Jornada de Segurança de Voo em Taubaté

A programação é promovida pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos, do CAvEx

Evento em Taubaté. (Foto: Comando de Aviação do Exército)

No dia 16 de julho, o Comando de Aviação do Exército (CAvEx) sediou a 20ª Jornada de Segurança de voo, na Igreja da Cidade, em Taubaté (SP). A programação é promovida pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos, do CAvEx.

O tema deste ano é “Normas, procedimentos e padronização salvam vidas”. A Jornada tem foco no aprendizado contínuo de preservação da vida e excelência operacional de voo.

O General de Brigada Emerson Alexandre Januário, Comandante do CAvEx, abriu a programação. “Na aviação militar, cada ação precisa ser precisa. Cada tarefa precisa ser executado conforme o previsto, e cada integrante deve estar plenamente consciente da importância de seu papel”, enfatizou ele.

Uma das temáticas das palestras foi “Interpretação e aplicação operacional de informações de radar meteorológico”, assunto relacionado às mudanças climáticas e como afetam os aeronavegantes.

“As condições climáticas afetam essencialmente a viabilidade da operação aérea e, em grande parte, a segurança da operação. Nós temos sempre que lembrar que a meteorologia é algo que não temos controle algum”, reforça o palestrante, piloto e estudioso do uso de radares meteorológicos, Eduardo Fleury.

Outras temáticas foram trazidas para o evento como: “Reduzindo acidentes e incidentes pela conformidade rigorosa às normas técnicas”; “Principais fatores que contribuem para acidentes em operações de asas rotativas e estratégias para evitá-las”; “Normalização do desvio e seus efeitos na cultura de segurança operacional” e “A importância da meteorologia na segurança da atividade aérea”.

Entre as palestras houve espaço para perguntas, respostas e esclarecimentos sobre segurança de voo. A programação contou com a presença de militares das forças de segurança pública, instituições civis, fabricantes e escolas de aviação do Vale do Paraíba.

Botão Voltar ao topo