
O negócio poderá ser feito nos próximos dias, muito provavelmente depois do regresso do plantel do FC Porto à Cidade Invicta, de momento a cumprir um mini estágio de pré-época na Áustria até ao próximo dia 25 de julho. O categorizado guardião, titular indiscutível da principal equipa dos dragões e da seleção portuguesa, orientada pelo espanhol Roberto Martínez, tem uma cláusula de rescisão de 75 milhões de euros, verba comportável para os cofres do colosso de Manchester. A concretizar-se, esta mudança de ares de Diogo Costa, de 25 anos, constituirá um justo prémio para um futebolista de eleição, que terá pela frente a tarefa de substituir o categorizado guarda-redes brasileiro Ederson Moraes, de 31 anos, nos “citizens” desde 2017.
As negociações entre o Manchester City e Galatasaray para a transferência de Ederson ainda decorrem, mas ainda não é conhecida uma proposta oficial, para lá do interesse dos turcos. Contudo, esta não é a única alternativa para o jogador, que despertou ainda o interesse do Nápoles, bem como do próprio Benfica, de onde saiu há oito anos para o “City” por 40 milhões de euros, na altura um valor recorde. Por outro lado, o dono da baliza do clube da Luz pode estar na iminência de vender Anatoliy Trubin, de 23 anos, que tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. O ucraniano acalenta o sonho de jogar na Premier League, de Inglaterra, pelo que esta agitação do mercado de verão pode trazer novidades a qualquer momento. E é neste cenário que Diogo Costa deverá encaixar na formação de Pep Guardiola, numa eventual transferência que pode render aos cofres portistas 65 milhões de euros fixos e provavelmente com uma parte variável incluída.
Esta é certamente a solução mais desejada para Diogo Costa prosseguir a sua carreira, mas não se pode colocar de parte uma outra alternativa, pois o PSG, campeão francês e europeu, também se deverá intrometer na corrida. A provável saída do italiano Gigi Donnarumma do principal emblema de Paris deixa em aberto um lugar na baliza, pelo que o mercado para o guardião portista conhece um novo interessado. Como tal, tudo pode acontecer, ainda que o Manchester City deva levar a melhor nas negociações que, como tudo indica, estão em curso.
Victor Froholdt é reforço para a intermediária dos dragões
Entretanto, o FC Porto chegou a acordo com o FC Copenhaga, da Dinamarca, para a aquisição, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos do médio internacional dinamarquês Victor Froholdt, de 19 anos, pelo valor fixo de 20 milhões de euros, acrescido de uma remuneração variável máxima de mais dois milhões em função do cumprimento de certos objetivos. O FC Copenhaga irá reter o valor correspondente a 10% das mais-valias de uma potencial futura transferência do jogador. O contrato é válido por cinco épocas desportivas, até 30 de junho de 2030, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 85 milhões de euros.
Otávio de saída para o Paris FC
O defesa brasileiro Otávio Ataíde está de saída do FC Porto para o Paris FC, clube recém-promovido à principal divisão francesa de futebol. A SAD azul e branca oficializou o negócio, tendo anunciado que o jogador foi vendido a título definitivo por 17 milhões de euros. A transferência já foi comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O defensor natural de São Paulo, que fez a sua formação no Flamengo e ingressou no futebol português, contratado na temporada passada pelo Famalicão. Em abril deste ano, o jogador esteve sob alçada disciplinar do FC Porto, depois de ter quebrado o regulamento interno, nos festejos do seu 23º aniversário, num espaço de diversão noturna da cidade do Porto.
