Educação de Ilhabela marca presença no XII Fala Outra Escola

(Foto: Divulgação/PMI)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou do XII Seminário Fala Outra Escola, realizado no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas.

Representando o município, a professora colaborativa Vanessa Constante Ferreira, do Centro de Apoio Psicopedagógico de Ilhabela (CAPI), apresentou o trabalho “Sabores da Inclusão: Uma Abordagem Prática, Educativa e Inclusiva para a Seletividade Alimentar”, compartilhando uma prática exitosa já em aplicação nas escolas da rede municipal, que alia inclusão, saúde e aprendizagem de forma sensível e inovadora.

Já a professora Natália Luisa Ruiz, da Escola Municipal Professor José Antônio Verzegnassi, trouxe a proposta “As narrativas como ferramenta de trabalho do coordenador pedagógico”, refletindo sobre a importância da escuta, da memória e da construção coletiva no cotidiano escolar, especialmente no papel exercido pela coordenação pedagógica.

A abertura do evento contou com a presença da professora Renata Lucia de Morais Fernandes, da Escola Municipal Professora Ophélia Reale Montanhesi, que participou da primeira Roda de Conversa, trazendo reflexões sobre o GRUCOP – Grupo de Estudos sobre Coordenação/Orientação Pedagógica, do qual é integrante.

Em seguida, apresentou o trabalho “Gincana do Meio Ambiente: Pertencimento e Mobilização Comunitária em Ilhabela”, demonstrando como ações educativas integradas ao território fortalecem os laços entre escola, estudantes e comunidade.

GRUCOP

O GRUCOP surgiu no primeiro semestre de 2011, a partir da mobilização de pesquisadoras do GEPEC que investigam o cotidiano da Orientação e Coordenação Pedagógica nas escolas.

O grupo se consolidou como um espaço de escuta e apoio entre profissionais da área, permitindo o compartilhamento de desafios, estratégias e descobertas sobre a prática pedagógica no cotidiano escolar.

Sobre o evento

O Fala Outra Escola é um seminário promovido desde 1996 pelo GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada), com o objetivo de valorizar e compartilhar saberes produzidos no cotidiano das escolas. A edição de 2025, com o tema “Fios, nós e balanços: enredar singularidades, tecer coletivos”, propôs momentos de escuta e construção conjunta por meio de Sessões de Diálogo, Rodas de Conversa e Mostra de experiências pedagógicas.

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