
O grupo de arteterapia do Caps AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), da Prefeitura de Taubaté, realiza a exposição “A contemplação do belo: Uma inspiração nos azulejos portugueses”, na Área de Museus.
Inspiradas na tradição dos azulejos, trazida ao Brasil pela herança portuguesa, as obras da mostra resgatam essa estética histórica como ponto de partida para um processo de reconstrução interna e expressão pessoal. As criações são pinturas com guache e acrílica sobre madeira, feitas manualmente pelos participantes do grupo.
No Caps AD III, a pintura de azulejos é usada como ferramenta terapêutica para trabalhar o sofrimento psíquico relacionado ao uso de substâncias. Ao criar seus próprios mosaicos, cada participante da forma ao que sente: organiza pensamentos, exercita a paciência, desperta a criatividade e reconstrói, peça por peça, seu próprio caminho.
Assim como na arte dos azulejos, a vida se revela um grande mosaico — cheio de cor, imperfeições, beleza e sentido.
A exposição fica aberta para visitação até 19 de setembro no hall de entrada da Área de Museus da Prefeitura de Taubaté, localizada na avenida Tomé Portes Del Rei, 925, Vila São José. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h às 17h, e aos finais de semana e feriados é das 11h às 16h.