FC Porto ataca mercado como nunca para conquistar títulos perdidos

O presidente André Villas-Boas disse que os dragões poderiam estar perante "o maior mercado de sempre” da história do clube e os factos começam a falar por si. Samu tornou-se o jogador mais caro do futebol português

O extremo espanhol Borja Sainz (ex-Norwich) já trabalha com os restantes colegas Foto FC Porto
O extremo espanhol Borja Sainz (ex-Norwich) já trabalha com os restantes colegas. (Foto FC Porto)

O extremo espanhol Borja Sainz (ex-Norwich), de 24 anos, já veste de azul e branco, uma contratação sonante e que custou ao FC Porto 13,3 milhões de euros, que poderá ascender aos 15,3 milhões, caso os objetivos estabelecidos sejam cumpridos. O novo dianteiro às ordens do técnico italiano Francesco Farioli, que assinou contrato até 2030, ficou com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, igual à do seu compatriota Samu Aghehowa. Esta será por certo uma dupla a ter em conta, pois qualidade e talento não faltam, tudo apontando para que os golos regressem com regularidade à “ementa” dos dragões.

Para lá de Borja Sainz, o FC Porto contratou ainda o médio espanhol Gabri Veiga, de 23 anos, formado no Celta de Vigo, por 15 milhões de euros, que nas duas últimas temporadas esteve ao serviço do Al Ahly Jeddah, da Arábia Saudita. O futebolista auferia um salário milionário, mas optou por relançar a sua carreira na Europa, tendo inclusivamente participado nos jogos que os portistas efetuaram no recente Mundial de Clubes, competição que redundou num autêntico fracasso e que acabou por estar na origem do despedimento de Martín Anselmi, treinador argentino que prometeu muito, mas que falhou redondamente.

O defesa internacional croata Dominic Prpic, de 21 anos, foi o primeiro dos reforços a ser conhecido e apresentado para a época 2025/26 – Gabri Veiga já tinha sido anunciado -, contratado ao Hajduk Split, tendo assinado contrato por cinco milhões de euros e com contrato válido até 2030. Com a saída do espanhol Iván Marcano, de 38 anos, o defesa mais goleador da história do FC Porto, os portistas solucionaram de imediato o problema e o croata passa a ser mais uma opção para o centro da defesa, onde pontificam nomes como o argentino Nehuén Perez, o brasileiro Otávio Ataíde – pode estar de saída para o Paris FC, recém-promovido ao escalão principal do futebol francês – e o português Zé Pedro. Fábio Cardoso, 31 anos, está de regresso após um empréstimo de um ano ao Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, mas não deverá ser opção para 2025/26. Este é um setor a que o técnico Francesco Farioli terá de dar particular atenção, pelo que o mercado pode trazer novidades a breve prazo, preferencialmente antes do próximo dia 21 de julho, data agendada para o início de um curto estágio a realizar na Áustria.

Samu é o ativo mais valioso dos dragões

O avançado espanhol Samu Aghehowa, de apenas 21 anos, tornou-se o jogador mais caro do futebol português, pois custou 32 milhões de euros ao FC Porto, que passou a deter a totalidade do seu passe. Com efeito, o principal emblema da cidade do Porto adquiriu os restantes 20% do passe que estavam na posse do Atlético de Madrid, blindando o atacante com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. O jovem atacante, internacional pela principal seleção de Espanha, foi o melhor marcador dos dragões em 2024/25, com 27 golos em 45 jogos, tendo ficado aquém do que seria expectável, pois Martín Amselmi não soube aproveitar as características do jogador. O mesmo não aconteceu com o seu antecessor Vítor Bruno, subitamente despedido numa altura de completo desnorte entre os azuis e brancos, mas num período em que o dianteiro espanhol deu bem nas vistas.

Samu, de 21 anos, foi a mais cara contratação do futebol português. O técnico-adjunto Lucho González segue de perto as ações do atacante Foto FC Porto
Samu, de 21 anos, foi a mais cara contratação do futebol português. O técnico-adjunto Lucho González segue de perto as ações do atacante. (Foto: FC Porto)

Samu tem despertado o interesse de alguns clubes com outra dimensão europeia, nomeadamente o Nápoles, de Itália, e o Aston Villa, de Inglaterra, pelo que André Villas-Boas viu-se obrigado a fazer um esforço financeiro suplementar para que o atacante não saísse por um valor abaixo do desejável. É quase certo que Samu irá cumprir a próxima temporada integrado no plantel do FC Porto, a não ser, o que para já parece improvável, que um qualquer “tubarão” bata os 100 milhões de euros. E o FC Porto bem precisa do futebolista ao seu melhor nível, pois o espanhol já provou que marcar golos é o seu principal ofício em campo.

Equipa de Farioli completa com Lucho González

Francesco Farioli tem dado oportunidade a todos os jogadores, mas alguns deverão mudar ares
Francesco Farioli tem dado oportunidade a todos os jogadores, mas alguns deverão mudar ares. (Foto: FC Porto)

Já com a equipa técnica completa, incluindo o ex-futebolista argentino Lucho González, depois do FC Porto ter chegado a acordo com os espanhóis do Alavés para a sua desvinculação, os dragões têm trabalhado no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto/Gaia, em Vila Nova de Gaia.

No atual momento, Farioli tem 29 jogadores à disposição, sendo certo que alguns atletas deverão sair, do mesmo modo que as contratações não estão fechadas. A partir do próximo dia 21 de julho os dragões irão cumprir um mini-estágio de pré-temporada de quatro dias na Áustria, não estando previsto qualquer jogo de preparação. Em estudo está a partida de apresentação da equipa aos associados no Estádio do Dragão, que deverá correr no início do mês de agosto com o Atlético de Madrid.

Vaz Mendes
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo