
COMUNICADO DO SL BENFICA
O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a acordo com o Real Madrid, de Espanha, para a transferência a título definitivo do futebolista Álvaro Carreras, por um montante de 50 milhões de euros.
Os termos do negócio foram detalhados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM): “A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Real Madrid para a alienação da totalidade dos direitos do jogador Álvaro Carreras, por um montante de € 50 000 000 (cinquenta milhões de euros). Mais se informa que o Real Madrid terá o direito a reter o mecanismo de solidariedade de 5%, para posterior distribuição aos clubes que participaram na formação do jogador. Adicionalmente, o Manchester United terá direito a receber uma mais-valia de 20% sobre a transferência do referido jogador, calculada após deduzir o valor de aquisição dos direitos do jogador e o mecanismo de solidariedade retido na alienação. Por último, de referir que a Benfica SAD não terá encargos com serviços de intermediação.”
Álvaro Carreras chegou ao Benfica em janeiro – cedido por empréstimo do Manchester United – e estreou-se de águia ao peito no dia 24 desse mês, na meia-final da Taça da Liga, frente ao Estoril. O lateral-esquerdo internacional Sub-21 espanhol deu assim início a um percurso que se traduziu na participação em 16 jogos pelo Clube, em 2023/24. A estreia a marcar de águia ao peito verificou-se no embate frente ao Farense, a 22 de abril.
Os desempenhos consistentes e em crescendo levaram à sua aquisição em definitivo, assinando um vínculo até 2029. Em 2024/25, Álvaro Carreras efetuou 52 jogos, apontou quatro golos e protagonizou cinco assistências, contribuindo para a conquista da Taça da Liga.
No total, o defensor espanhol envergou o Manto Sagrado em 68 jogos – 43 na Liga Portugal, 10 na Liga dos Campeões, 3 na Liga Europa, 6 na Taça de Portugal, 4 na Taça da Liga e 2 no Campeonato do Mundo de Clubes – e obteve cinco golos e outras tantas assistências, isto em cerca de 5268 minutos de utilização.

Defesas Obrador e Dedic são reforços
O Benfica já tinha acautelado a anunciada saída de Carreras ao contratar o também lateral-esquerdo espanhol Rafael Obrador, de 21 anos, que se encontrava emprestado pelo Real Madrid ao Deportivo da Corunha, popular coletividade da Galiza. No regresso ao trabalho, depois da participação no Mundial de Clubes, onde caiu nos oitavos-de-final aos pés do campeão Chelsea, os encarnados aproveitaram este primeiro dia para os habituais exames médicos.
Quem também assinou pelo clube da Luz foi o lateral-direito Amar Dedic, de 22 anos, com contrato válido até 2030, depois de se desvincular do RB Salszburgo, da Áustria. Na última temporada o futebolista esteve emprestado aos franceses do Marselha. Nascido em Zell am See, na Áustria, Dedic optou por representar a Bósnia e Herzegovina, país onde nasceram os seus pais e onde reside a maioria da sua família. O lateral somou internacionalizações pelos Sub-16, Sub-17, Sub-19 e Sub-21, tendo feito a estreia pela seleção principal em 29 de março de 2022, num particular frente ao Luxemburgo.
