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Estudantes de Taubaté visitam aeroportos para reconhecimento da globalização

A escola Ernani Barros Morgado – Vila II promoveu com as turmas dos 8° e 9° anos o Programa Escolar de Sustentabilidade, que proporcionou que os estudantes visitassem os aeroportos de São José dos Campos e Guarulhos

A escola Ernani Barros Morgado – Vila II promoveu com as turmas dos 8° e 9° anos o Programa Escolar de Sustentabilidade, que proporcionou que os estudantes visitassem os aeroportos de São José dos Campos e Guarulhos.
A escola Ernani Barros Morgado – Vila II promoveu com as turmas dos 8° e 9° anos o Programa Escolar de Sustentabilidade, que proporcionou que os estudantes visitassem os aeroportos de São José dos Campos e Guarulhos. (Foto: PrefTaubaté)

A escola Ernani Barros Morgado – Vila II promoveu com as turmas dos 8° e 9° anos o Programa Escolar de Sustentabilidade, que proporcionou que os estudantes visitassem os aeroportos de São José dos Campos e Guarulhos. A iniciativa desenvolveu os princípios de sustentabilidade social no contexto escolar, sistematizando ações sociais e ambientais que permeiam a comunidade local e regional.

A atividade contribuiu o reconhecimento dos conceitos de internacionalização da economia e atuação dos grupos multinacionais em países subdesenvolvidos, identificação das múltiplas formas de apropriação dos espaços e das culturas locais e regionais por meio de estratégias de investimento, além da exposição dos modais de transporte e comunicação fundamentais ao desenvolvimento do processo de globalização.

Os estudantes visitaram a Base Aérea de São Paulo, os aeroportos de Guarulhos e São José dos Campos e um shopping da cidade, onde conheceram conceitos de modais de transporte; formas de atuação de empresas transnacionais; estratégias de publicidade e propaganda; integração global de marcas e serviços; integração financeira (câmbio); mercados consumidores locais, regionais e globais; fluxos migratórios globais; e a materialização do processo de globalização.

Após a visita, os alunos realizaram três atividades para a fixação dos conhecimentos, sendo relatório com os principais conceitos transmitidos, fotos da área de estudo, mapa de localização e pequenas filmagens; questionário diagnóstico com entrevistas a profissionais ou usuários do sistema de transporte aéreo, identificando elementos estruturais (formas dos modais de transporte), sociais e culturais que aceleram as relações de internacionalização das economias; e atividade oral, buscando associar elementos teóricos trabalhados na unidade escolar com conceitos desenvolvidos no campo.

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