
De 1º a 4 de julho, o 9º Batalhão de Saúde, organização militar diretamente subordinada ao 9º Grupamento Logístico, realizou a Capacitação em Operação de Unidade de Saúde de 2º Escalão – Operação Posto de Atendimento Avançado (PAA). A atividade preparou 19 militares de 13 organizações militares para atuar em apoio à saúde operacional, enfrentando cenários de média complexidade e ambientes de combate.
Durante a capacitação, um exercício noturno simulou um ambiente de combate real, com atendimento a múltiplas vítimas sob condições adversas. A atividade testou o preparo técnico e psicológico das equipes, exigindo domínio do atendimento pré-hospitalar tático, suporte básico e avançado de vida e desdobramento do apoio de saúde em operações militares.
O General de Brigada Médico Oiticica, Chefe da Divisão de Saúde Operacional do Comando Logístico, acompanhou a capacitação e destacou: “o profissional de saúde militar precisa se capacitar para cenários não controlados. É essencial dominar conhecimentos e habilidades específicas para atuar em contextos operacionais, sejam de paz ou de conflito. Essa conscientização garante a eficácia das ações de saúde e a proteção da vida dos militares. O aprendizado, contudo, é contínuo e vasto: sempre haverá mais a descobrir, desenvolver e compartilhar.”
Prontidão e excelência
Com esta capacitação, o 9º Gpt Log e o 9º B Sau reafirmam o compromisso com a saúde operacional, elevando a prontidão logística e a capacidade de resposta em qualquer missão no território nacional.
Unidades participantes da capacitação
A atividade contou com a participação de militares do Cmdo 4ª Bda C Mec, Cmdo 13ª Bda Inf Mtz, Cmdo 18ª Bda Inf Pan, 28º B Log, 17º RC Mec, 47º BI, 58º BI Mtz, C Fron Jauru/66º BI Mtz, 9º B Sau, HMilACG, B Adm Ap/CMO, 2ª Cia Fron e BACG.
No último dia, os militares receberam certificados em cerimônia no 9º Batalhão de Saúde, com a presença do Gen Bda Oiticica, do Coronel Vladimir (Cmt 9º Gpt Log), Tenente Coronel Vieira Barreto (Cmt 9º B Sau), militares e convidados.