publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Exército reforça coesão institucional e prontidão estratégica para a COP30

A presença do Comandante do Exército representa um gesto de liderança que fortalece a coesão interna

Tropa do Exército
Tropa do Exército Brasileiro. (Foto: Comando Militar do Norte)

Em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro na capital paraense, o Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, esteve em Belém para inspecionar o Comando Militar do Norte (CMN). Durante a visita institucional, realizada em 30 de junho, o General Tomás pôde conhecer de perto as ações em curso, os meios disponíveis e a estrutura das tropas do Comando Militar do Norte, com ênfase na segurança, logística e prontidão das unidades operacionais que terão papel estratégico durante o maior evento climático do planeta.

Liderança e alinhamento tático

A presença do Comandante do Exército representa um gesto de liderança que fortalece a coesão interna. Além de inspecionar os preparativos da COP 30, a visita incluiu uma formatura com as tropas da Guarnição de Belém, com aproximadamente 800 homens e mulheres, reforçando o espírito de corpo e o comprometimento da Força.

“É uma honra muito grande para o Comandante do Exército ver essa tropa vibrando. É a maior resposta que um Comandante pode ter. Daqui a pouco tempo o Comando Militar do Norte vai ser o centro de gravidade do mundo, com a responsabilidade de garantir parte das ações da COP 30”, afirmou o General Tomás.

Continuidade da missão e defesa da Amazônia

Após a agenda em Belém, a comitiva seguiu para outras localidades na região da fronteira norte do Brasil: Tiriós, no município de Oriximiná (PA), Clevelândia do Norte, no Oiapoque (AP) e Vila Brasil (AP). O objetivo é a inspeção às tropas que realizam combate aos ilícitos transfronteiriços, ao tráfico de drogas, aos crimes ambientais e ao garimpo ilegal, bem como o apoio logístico às operações de desintrusão de terras indígenas.

Botão Voltar ao topo