
A formação do EADE (Equipe de Atenção à Diversidade Escolar) Pertença da Prefeitura de Taubaté reuniu gestores de escolas do ensino fundamental e supervisores de ensino com o objetivo de abordar a erradicação do trabalho infantil.
O evento se alinhou à Campanha Nacional do Dia 12 de Junho de 2025, promovida pelo FNPETI (Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil), cuja mobilização tem o slogan “Toda criança que trabalha perde a infância e o futuro” e o mote “Transformar os nossos compromissos em ação”.
A programação contou com participação do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que apresentou seu modelo de atuação no enfrentamento ao trabalho infantil. Também estiveram presentes conselheiros tutelares, representantes dos Conselhos Tutelares de Taubaté, reforçando a articulação interinstitucional necessária para garantir a proteção integral da infância e adolescência.
Entre o aprofundamento do tema, a equipe do CREAS falou sobre o que é o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), formas de trabalho infantil e suas consequências e fluxo atualizado da rede. O momento e espaço proporcionou o fortalecimento da rede e entendimento sobre o trabalho executado na assistência social do município.
Durante o encontro, a equipe da EADE Pertença destacou o papel fundamental da escola como espaço estratégico na prevenção do trabalho infantil — identificando situações de risco, articulando com a rede de proteção e promovendo ações educativas para a conscientização dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A campanha objetiva engajar instituições públicas, organizações da sociedade civil, o setor privado e cidadãos na proteção integral de crianças e adolescentes, especialmente frente ao aumento das desigualdades sociais.